domingo, 24 de abril de 2011

PÁSCOA: Libertação para todos!



Demore-se no Monte do Calvário!

Deslize os dedos pela madeira e pressione o CRAVO contra sua mão.
Prove o gosto do vinagre e sinta o aperto do ESPINHO em sua fronte.
Apalpe a espessa poeira, úmida como sangue de Deus.
Deixe os instrumentos de TORTURA falarem a sua história.
Ouça enquanto eles revelam o que Deus fez para ganhar o seu
CORAÇÃO!

   Poucos livros impactaram tanto a minha vida, como este ao qual fiz as citações acima. Me recordo de quando eu ainda estava imerge nos preciosos momentos de estudo no seminário, e me deparei com a tarefa final da matéria de Teologia da Cruz: a resenha de um livro que falasse do assunto principal: A Cruz de Cristo! Maravilhada com a profundidade do tema e com a mensagem que A Cruz apresenta, percebi que não seria tão difícil concluir a tarefa. Mas nem de perto imaginei me deparar com as palavras envolventes desse escritor fabuloso, ao qual indico a todos que apreciam uma boa literatura cristã. De maneira fascinante ele descreve os mistérios da Cruz e nos leva a pensar na verdadeira mensagem da morte de Cristo.  
Morte, palavra que gera todos os sentimentos imagináveis no coração do homem. O medo da morte aterroriza a vida de muitos, medo da sua própria morte ou da morte de seus entes queridos. É nesse sentimento que muitos recorrem a “religião” (do latim “ligar novamente” ou simplesmente “religar”). Re-LIGAR o Ser Humano a Deus. Ligar o ser humano para aquilo que lhe dê esperança! Esperança para o dia de amanhã, esperança para depois da morte, esperança para a Vida! Em dias de tragédias, de todas as ordens, naturais e sociais, a morte é noticiada diariamente, sem constrangimentos ou delicadezas. Esperança é um sentimento cada vez mais escasso, e a morte cada vez mais temida. A pergunta antiga ainda pendura: Existe vida após a morte? Pra onde vamos quando morremos? Perguntas que a ciência não explica e jamais explicara.
Engraçado, mas na chamada “semana santa”, é exatamente ela, a morte que é reverenciada. Jejuns, abstinência de carne vermelha e todas as demais tradições são cumpridas a risca; na semana intitulada “santa”, todos os pecadores se tornam moralmente inquestionáveis, e irremediavelmente santificados. Pena que na semana seguinte tudo volta ao normal, e a moral e os bons costumes, bem como todos os rituais religiosos são esquecidos. Mas afinal porque o filho de Deus havia de morrer? Porque a morte era tão necessária?  Lembremos que no Antigo Testamento a morte era fundamental na remissão de pecados. Sacrifícios de animais eram feitos para que os pecados fossem perdoados. Todas as pessoas recorriam aos “homens de Deus” para serem orientadas sobre qual animal era necessário sacrificar para ter seus pecados esquecidos por Deus. A morte para Deus sempre foi um “mal” necessário!
Mas algo precisava ser feito para que de uma vez por todas a morte não precisasse mais representar temor algum. O “cordeiro” santo, imaculado deveria ser sacrificado. Aquele que não conheceu pecado se fez pecado por todos nós! A mão de Deus estava sobre Cristo! Ele mesmo cravou os pregos nas mãos de Jesus, o próprio Deus crucificou o seu filho! Após sentir o peso do pecado de toda humanidade em seus ombros, Jesus intercede pelos culpados de seu sofrimento, entrega seu espírito ao Pai e morre. A terra presencia uma escuridão jamais antes conhecida e um sentimento de tristeza invade o coração de todos aqueles que presenciaram a cena da Cruz! Mas esse seria o fim? A morte seria o fim? 
  Três dias! Setenta e duas horas de silêncio! Um corpo coberto por um manto perfumado! Um túmulo construído para os ricos abriga então o “Rei dos Judeus”. Uma pedra posta sobre a entrada do tumulo, teria acabado ali a jornada daquele que se dizia ser o Filho de Deus? Elas foram conferir! As mulheres que acompanharam o sofrimento do seu mestre foram velar o corpo daquele que elas imaginaram ser o Libertador! Mas encontraram somente a pedra removida, e o tumulo estava vazio! Enquanto corriam para proclamar o fato, tudo já estava consumado! A morte foi vencida! Jesus Cristo Ressuscitou! As mãos que cravaram os pregos em Jesus agora abraçavam seu filho em Glória! Nunca mais a morte e o sofrimento seriam necessários para promover a libertação! Deus transformara a tragédia em triunfo! A morte não foi o fim para aquele que fez dela a sua principal arma de Vitória! A cruz, a mais temida forma de tortura nos tempos de Cristo, agora torna-se símbolo do maior de todos os Milagres! 
   Jesus Cristo está Vivo! Você não encontrará o corpo do meu deus em nenhum lugar, e nenhuma frase bonita constará em sua lápide. A páscoa celebra sim a morte, mas a morte que gerou a vida eterna! Enquanto que para muitos a morte é o fim, para nós a morte é a volta para casa! A morte é a volta para os braços do Pai, para o colo de Deus! A Páscoa significa que não precisamos mais temer a morte! Jesus morreu para que o sofrimento em prol da libertação não fosse mais necessário! A libertação está a disposição de todos! Todos que estão angustiados ou tristes, aprisionados a Drogas ou desesperados por causa dela. Não é mais necessário sacrifícios! O ultimo sacrifício já foi consumado! O nosso Deus não está morto naquela cruz cruel, mas está vivo em glória! Sem esculturas ou imagens, mas vivo em cada coração que decidiu amá-lo e servi-lo!

FELIZ PÁSCOA A TODOS!

Que a Cruz VAZIA de Cristo perpetue sempre em nossa memória como a lembrança da Morte que gerou a Vida!

domingo, 17 de abril de 2011

VITÓRIA! EL SHADAI é inserido na Rede Pública Municipal!



    Em reunião realizada na última quarta feira, dia 13 de Abril de 2011, o Centro de Recuperação El Shadai conquista uma grande vitória. Para marcar definitivamente o "Iniciar" de uma nova história, a Comunidade é inserida oficialmente na Rede pública Municipal de Camaquã, obtendo credibilidade e principalmente o apoio dos profissionais de saúde disponibilizados pelo município. Com a presença dos principais representantes do setor de Saúde e Assistência Social do Município, o Projeto e Plano de Trabalho para o ano de Dois Mil e Onze da comunidade foi apresentado e discutido, definições foram tratadas e compromissos assumidos.
    Em treze anos de história a Comunidade nunca havia conquistado tamanha confiança de órgãos públicos. Com a legalidade de suas funções, principalmente pelo fato de possuir o Alvará de Licença Sanitária, o que é raro encontrar nas centenas de comunidades terapêuticas do Estado, a Comunidade tornou-se devidamente apta, conforme RDC 101, para prestar os serviços ao qual foi fundada. Atualmente, portanto, disponibiliza 20 leitos, cinco deles destinados a rede pública municipal. O processo para cadastramento junto ao Estado, conforme portaria 430/2008, já está encaminhado. Aproveitamos a oportunidade e agradecemos a preciosa cooperação da Doutora Marlise Ribeiro, Psicóloga e Presidente do COMADECAN (Conselho Municipal de Política Públicas sobre Drogas de Camaquã – RS.) na elaboração técnica do Projeto e da orientação do mesmo.
    Sabemos da responsabilidade que pesa sobre nós, por isso nos enchemos de orgulho e coragem para continuar lutando contra as drogas!

    Deus abençoe a todos!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

TRAGÉDIA NO RIO DE JANEIRO – Porque Deus permitiu?


    Não costumo ser crítica da razão. Pelo contrário, acredito que o Saber e o Conhecer são fundamentais para sermos pessoas melhores. Não acho que exista um abismo entre o Saber e o Crer, ou entre "popularmente" falando, a Fé e a Razão! Quando Jesus fala sobre Fé nas escrituras, Ele não pede que nos tornemos pessoas alienadas à realidade, muito menos indiferentes a essa realidade. Jesus ensina sim, a Viver pela Fé, ou seja, fundamentar nosso estilo de vida a partir do que Ele prometeu em sua palavra, e para isso, portanto, precisamos ser Conhecedores dessa palavra. Ninguém acredita em quem não conhece, muito menos confia em quem não tem intimidade. A Fé não tem "Estrutura" no Saber, mas certamente caminha junto com ele. A Fé propõe perguntas tanto quanto a Razão propõe perguntas, a diferença é a resposta que a pergunta sugere. Enquanto a razão pergunta: Por quê? A Fé pergunta: Pra que?
    O famoso questionamento: "Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?" é de fato um questionamento antigo, tão antigo que se encontra nas escrituras sagradas. Desde os tempos bíblicos que essa dúvida ronda os filhos de Deus. Certa vez Jesus foi duramente questionado pelos discípulos. Ao se deparar com um cego de nascimento (Evangelho de João, capítulo 9), os discípulos perguntam para Jesus: "Quem pecou? Esse homem ou seus pais?" Parafraseando: Porque aquele pobre homem, que não cometeu pecado algum com qualquer pessoa, que não matou nem roubou, que não consome drogas tampouco passa para outros, que não invadiu uma escola e matou inocentes, sofre de tamanho mal? Jesus silencia e então responde: "Este homem não cometeu pecado algum, tampouco seus pais. Mas esse sofrimento existe para que a Glória de Deus seja manifesta!". A Razão pergunta: Porque Deus permitiu tamanha tragédia com aquelas crianças e com aqueles adolescentes? E a Fé responde: para que a Glória de Deus seja Manifesta!
    Com certeza, e não tiro tua razão, você se pergunta e me pergunta: Que Glória é essa? Que Deus é esse? E eu, me pergunto e Te pergunto: porque questionamos a presença e a glória de Deus somente em momentos como esse? Porque lembramos que Ele existe somente em tamanhas tragédias? Porque ao longo de nossos dias, não distribuímos a Ele todo o mérito pelas coisas boas que nos acontece e acontece aos que amamos? Somos arrogantes e pretensiosos suficientes para colocar sobre Ele o peso e a culpa pela tragédia, mas não temos humildade para colocar sobre nós a responsabilidade pelos nossos próprios erros e pela nossa própria culpa nas diversas falhas que cometemos ao longo do dia. A antiga pergunta permuta desde o primeiro século da humanidade, e certamente não seremos nós que iremos responde La. Por um simples motivo, um único fato: Não existe e nunca existirá resposta para o problema do mal ou problema do Sofrimento nessa terra. Não uma resposta que possa ser escrita ou discursada. A resposta para esse dilema é o Ser Humano! A maldade e o pecado que existe inerte em cada pessoa, em cada um de nós. Deus não tem nada a ver com tudo isso! MAS, ainda que Ele não tenha responsabilidade sobre tamanho sofrimento, Ele ama seus filhos e jamais os abandona. Ele é infinitamente Poderoso e Generoso, e reverte qualquer tragédia humana em triunfo para todo aquele que decide responder aos questionamentos da razão com os argumentos da Fé.
    Por favor, me perdoe pela "delonga", perdoe a extensão do meu desabafo. Mas enquanto eu tentava dormir a lembrança das cenas de terror da escola Tasso da Silveira, situada em Realengo, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, faziam meu coração chorar. Corri para o quarto onde meus dois meninos dormiam e ali fiquei por horas zelando o sono tranqüilo deles. Agradeci a Deus cada segundo que eu tinha ao lado deles, e sobre eles lancei toda a benção possível que uma mãe pode pedir a Deus por um filho.
Certamente esse dia marcará para sempre a história do nosso país. Mas oro para que esse dia marque para sempre, o mais profundo do meu coração. Pois esse é o dia em que decidi deixar de lado toda a pergunta vã. É o dia em que decidi aproveitar cada segundo ao lado de todos que amo. É o dia em que pedi ao Senhor que faça gravar em meu coração para sempre as suas palavras:

"Bem aventurado os Humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem aventurado os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem aventurados os pacificadores, porque serão chamados Filhos de Deus. Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus."
Evangelho de Matheus, capítulo 5.

Que Deus conforte a todos que depositam Nele a sua confiança. 
Deus nos abençoe!

terça-feira, 5 de abril de 2011

AÇÃO DIGNA DE LOUVOR!


Prefeito de cidade gaúcha, ex-dependente químico, inaugura Comunidade Terapêutica pública.

"Uma vida imersa na desgraça, alimentada pelo consumo abusivo de álcool e cocaína e uma condenação à pena de prisão por se apropriar de dinheiro de clientes. Uma família mergulhada num mundo obscuro sem saber o que fazer. Tudo poderia indicar que não haveria mais volta e que ele e sua família figurariam na imensa lista de vidas estraçalhadas pelas drogas. Mas o destino reservou um caminho muito diferente do que muitos possam imaginar. E ele escreveu neste sábado, 02 de Abril de 2011, mais um capítulo em uma incrível história de superação e recuperação. O destino o colocou no principal cargo dentro de um município. E como prefeito, criou a primeira clínica pública para recuperação de dependentes químicos do Brasil dentro de um projeto que busca também a formação profissional favorecendo a reinserção social de todos que conseguirem trilhar um novo caminho."
"A Prefeitura investiu R$ 1,7 milhão com recursos próprios. Os dependentes contarão com uma equipe multidisciplinar nas áreas da saúde, assistência social e educação. O projeto contempla a formação profissional. Os dependentes em recuperação terão oficinas profissionalizantes. Em uma delas vão produzir fraldas pediátricas e geriátricas e toda a produção será destinada para a prefeitura atender seus programas sociais. "Investimos hoje R$ 12 mil mensais em fraldas e vamos fazer uma boa economia com a produção aqui na comunidade", argumenta Vicente. O grupo ainda terá a oportunidade de concluir os ensinos fundamentais e médios, passará por cursos de formação de mão de obra para construção civil (cursos ainda sendo negociados) e se dedicará a produção de hortigranjeiros." Tribuna De Cachoeirinha | Reviver: capítulo de uma história quase inacreditável
    Que maravilha poder publicar uma notícia tão grandiosa! Que satisfação e que alegria é perceber que não estamos sozinhos nessa caminhada, que não percorremos sozinhos a luta de combate contra a dependência química. Enquanto temos unido forças com instituições privadas que prestam solidariedade e principalmente com pessoas altruístas que se doam nessa luta, não víamos grandes empenhos de órgãos públicos em torno dessa mesma missão. A verdade é que o problema das Drogas não está mais numa esfera somente familiar ou pessoal, mas tornou-se um problema de Saúde Pública e de Segurança Pública. É o uso das drogas que enchem nossos hospitais, ou de pessoas a beira da morte em overdoses, ou de pessoas baleadas, esfaqueadas e espancadas por usuários desesperados para adquirir mais drogas. As pessoas se trancam em suas casas com medo dos pontos de drogas nas esquinas, e nem se atrevem a denunciar com medo do que pode acontecer com elas. Isso sem mencionar as praças públicas, ou pontos da cidade que se tornaram verdadeiros Shoppings de drogas, onde os usuários, sem distinção de classe social, podem adquirir a droga que bem entender sem ação policial nenhuma. Isso tudo me faz recordar do filme que assisti há pouco tempo, Tropa de Elite 2 (Veja Sinopse), enquanto no primeiro filme Capitão Nascimento e sua equipe do B.O.P.E. lutam contra o tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro, nesse segundo filme, a luta é contra a milícia e a política, senadores e deputados que comandam o tráfico de drogas nas favelas e apóiam os bandidos em troca de favorecimento eleitoral. Ousado e polemico, Tropa de Elite 2 mostra uma realidade triste, mas não única, não exclusiva.
     Vicente Pires, cidadão brasileiro, gaúcho, ex-dependente químico e finalmente prefeito da cidade de Cachoeirinha - RS, aparece como uma exceção no mundo da política, e decide fazer a diferença nesse "mundo" contaminado e famoso por suas corrupções que tanto conhecemos. Nos permitimos aqui prestar nosso respeito e admiração a tal atitude, e dizer que muito nos consola saber que nosso Rio Grande já está caminhando a frente de muitos estados que por estatística estão em pior situação que a nossa em relação ao uso de substancias químicas.
Que isso se torne exemplo e incentivo para nossas autoridades!

Um abraço e que Deus abençoe a todos!