segunda-feira, 30 de maio de 2011

O MAIOR VILÃO DE TODOS!


2 bilhões de pessoas hoje no mundo consome Álcool.
2,3 milhões de pessoas possuem morte prematura em relação ao consumo do álcool.
3,7% do total de mortes no mundo estão ligadas ao consumo de Álcool.
18,6 milhões de brasileiros sofrem os efeitos do Álcool.
10% dos brasileiros são Alcoólatras.
Senso 2006, ABEAD.
É inquestionável: o maior mesmo de todos os problemas em relação à dependência é o Álcool. De maneira brilhante, a Psicóloga Vanessa Marques, especialista em Saúde Pública, ministrou a palestra da reunião almoço da última quinta feira, dia 26 de maio na ACIC, sob o tema: "O uso indevido do álcool nas relações de trabalho." Com a presença de muitos empresários de nosso município, a palestra foi regada a muitos dados sobre o consumo do álcool e as conseqüências desse consumo, e os riscos a saúde pública que essa dependência lícita vem causando nos dias de hoje. Os problemas sociais ocasionados pelo consumo do álcool são os mais variados, e as dificuldades em reconhecer a doença do alcoolismo é cada vez mais freqüente, o que dificulta o tratamento desse grande mal. A falta de seriedade em tratar desse assunto unida negação de tratar do uso abusivo do álcool como uma doença, torna a dependência alcoólica hoje um dos problemas de saúde mais sérios a serem tratados. Doutora Vanessa explanou também sobre a necessidade de se intervir nesse problema o mais rápido possível, e sobre o papel das empresas nesse processo. Comentou sobre os danos que o álcool causa sobre a vida de muitos competentes funcionários, e que a ajuda da empresa para identificar esse problema é de extrema importância para libertar a vida desse trabalhador. Enfim, uma palestra que deveria ser ouvida por todos que lidam com pessoas, que administram pequenas e grandes empresas. O álcool está sutilmente inserido em todos os meios, e de maneira sorrateira vai tomando conta de uma vida, levando gradativamente a dependência, até atingir toda a família, ocasionando uma destruição avassaladora.
Parabéns a Doutora Vanessa e ao COMADECAM por tratar desse assunto delicado de maneira tão séria e comprometida. Temos certeza que muitos frutos, muitas vezes não visto a olhos humanos, surgirão, e se uma "alma" for salva, já nos consideramos um pouco mais vencedores.
Confira as fotos desse evento e dos demais eventos da VI Semana Integrare do COMADECAM em breve em nosso Blog. 
AGUARDE.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PREMIAÇÃO TÔ LIGADO NA VIDA!


"... essas mulheres e homens que usam a droga Crack, eram pessoas direitas, tinham famílias e filhos. Começaram a fumar e perderam tudo. Agora eles apanham de todo mundo." 
Estefani Nogueira, 6 série. E.E.E.F. Francisco Luis.
    Essa citação é um pequeno trecho de uma das redações que recebeu a premiação desse ano do concurso "Tô Ligado na Vida", promovido pelo COMADECAM e pelas escolas do município. A profundidade e a clareza dos textos realmente impressiona e merece todo destaque possível. Crianças e adolescentes que produzem textos dessa natureza estão realmente "Ligados" na problemática que envolve o uso das drogas, e sabem que permanecer fora das Drogas é mesmo a melhor opção. Tendo como tema da redação "A Família no uso indevido de drogas", esses meninos e meninas traduziram em palavras escritas tudo que sentem em seu coração, expressando o quanto precisam da família e o quanto dependem de seus entes queridos para permanecerem firmes. Realmente a falta de informação não é mais um problema dessa geração, e o conteúdo das redações nos mostra que ainda temos esperança e que pelo menos na esfera que temos trabalhado, temos alcançado sucesso.
    Acredito que o COMADECAM está no caminho certo quando investe as campanhas de conscientização e idealiza essas iniciativas buscando atingir exatamente a quem mais tem chance de viver longe da dependência química: as crianças! Vale ressaltar que muitos desenhos foram produzidos, e todos lindíssimos e que expressam grandes verdades. A eficácia das campanhas de conscientização se dá exatamente em quem está construindo seu caráter e seus valores. As nossas crianças são nosso futuro. Se elas se tornarem adolescentes e jovens fortes, que optaram por permanecer longe do Crack, a chance de vencerrmos essa guerra torna-se muito maior. Criança é esperança! E ver, ouvir e ler o que eles pensam sobre toda essa realidade, é consolador para todos que estão nessa caminhada em defesa da Vida. Parabéns a todos os alunos que participaram desse concurso, aos educadores e as escolas. Quem sabe um dia poderá ser visto todo esse material editado e publicado. Nada mal Né?
Confira as fotos dos Vencedores do concurso:
DESENHO I - Luisa Pereira - Escola Manoel da Silva Pacheco.
 DESENHO II - Denian Ribeiro Santos
 REDAÇÃO I - Micheli Nunes da Costa - Escola Vicente Garcia
 REDAÇÃO II - Joana Borba - Escola Conêgo Walter.
 REDAÇÃO III - Pâmela Santana Machado - IFSUL
MAIS FOTOS DESSE EVENTO:










quarta-feira, 25 de maio de 2011

VI SEMANA INTEGRARE INICIA COM MUITO SUCESSO!


   Nesta terça feira, 24 de Maio, no auditório do Pastor Dohms, foi dada oficialmente como aberta, a VI Semana Intregrare de Camaquã, evento esse organizado pelo COMADECAM com o apoio das Secretarias Municipais e Ministério Público. Ocasião que reuniu os principais nomes que estão inseridos nessa batalha em Defesa da Vida, combatendo o uso indevido de Álcool e Drogas. Também se fizeram presentes muitos jovens e adolescentes das escolas do município, que foram especialmente para prestigiar a presença do Ilustre Secretário Adjunto da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Miguel Velasquez, nome que devemos sinceramente dar as devidas honras, pelo que representa nessa luta contra a dependência química.
" A pessoa que busca na Droga um caminho para a Vida, ainda não encontrou o Sentido de Vida!" Dr. Miguel Velasquez.
    Me encantei particularmente com seu discurso, na verdade eu não chamaria de discurso, e sim de "conversa". De forma descontraída, ele conseguiu a "proeza" de prender a atenção por mais de sessenta minutos de todos que ali estavam, até mesmo dos adolescentes, que silenciavam e riam enquanto ouviam os conselhos. Após compartilhar sua experiência de vida, experiência esta que contava com uma batalha vencida contra o câncer, pois por muitos anos havia sido fumante, Dr. Miguel relatou os casos que tem visto e "ouvido" nesses anos de caminhada. Desses relatos, o que mais o impactou, segundo ele mesmo, foi sua estadia em Brasília, e a vista do seu quarto de hotel: A "Crackolândia"! Ele mencionou que aquelas pessoas andavam como almas penadas, mendigando uma pedra a cada cinco minutos, sem comer ou beber por horas, estando expostos a toda sorte de perigos e tragédias. Continuou alertando os Jovens, impactando-os com suas declarações e fazendo todos refletir sobra essa realidade. Mas terminou essa parte fazendo um questionamento: Essas pessoas nasceram assim? Como elas chegaram nesse ponto? Elas não iniciaram suas vidas nessa situação de miséria e desespero. Tudo tem um início. Como esses jovens, na ocasião, adultos, idosos, homens, mulheres, iniciaram sua caminhada de dependência e desespero?
    Seguindo essa linha de raciocínio, iniciou portanto uma abordagem mais dirigida aos "adultos", empresários e sociedade em geral. Ele destacou e refletiu sobre a influência do consumo do álcool nesse processo de ingresso na dependência química. Classificou o Álcool como a "Porta de Entrada" para outras drogas, garantindo que o álcool não é, e nunca foi inofensivo para o ser humano. Mencionou a relação do álcool com os inquéritos de homicídios, acidentes de transito, violência domestica, etc. Em todos esses casos sempre haverá alguém envolvido que estava sobre efeito do álcool. Questionou também o papel dos pais, da família em todo esse processo, e foi enfático em dizer que os pais são responsáveis pelo futuro de seus filhos: se hoje são pais ausentes, que não gastam tempo com a família, que vivem com pressa, que bebem com os filhos em casa, que não dão limites quando ainda crianças, não poderão no futuro queixar-se que os filhos tornaram-se dependentes químicos ou alcoólatras. Portanto, Magnífica palestra!
    Posteriormente abriu-se para debate e muitos usaram da palavra. Interessante ressaltar as palavras do Secretário da Saúde, Doutor Régis, que se emocionou ao falar do avanço que tivemos em nosso município no que tange a Políticas Públicas sobre Drogas, e deu as devidas honras a presidente do COMADECAM, Doutora Marlise Ribeiro, prestando também seus agradecimentos. Vindo de um homem como ele, devemos, no mínimo, escutar.
 Enfim, a VI Semana Integrare começou vamos dizer assim com o "pé direito". 
 Deixamos aqui registrado os nossos PARABÉNS a todos que estiveram a frente desse importante evento, e acreditamos que muita coisa boa ainda vai haver para postarmos nesse Blog.
    Mas a Semana Continua! Vamos trabalhar!
    Deus abençoe a todos.
Confira mais fotos desse evento:







quinta-feira, 19 de maio de 2011

VI SEMANA INTEGRARE DE CAMAQUÃ



Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Camaquã – COMADECAN - promove VI SEMANA INTEGRARE DE CAMAQUÃ.

23 A 30 DE MAIO DE 2011
DIVULGUE, PARTICIPE, FAÇA A SUA PARTE!
AGENDA

DIA 23 DE MAIO – SEGUNDA

Apresentação na Mídia da VI Semana Integrare de Camaquã.

DIA 24 DE MAIO – TERÇA

19h – Auditório do Pastor Dohms.

Abertura da VI Semana Integrare de Camaquã e VII Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas.

Doutor Miguel Velasquez – Secretário Estadual Adjunto de Justiça e de Direitos Humanos.

DIA 25 DE MAIO – QUARTA.

13:30h – Cine Teatro Coliseu – Premiação do Concurso – Tô Ligado na Vida – Edição 2011.

"A Família na Prevenção do Uso Indevido de Drogas."

13:30h – Participação no dia de Desafio SESC. "Viva Bem sem Drogas".

DIA 26 DE MAIO – QUINTA.

12h – Reunião Almoço na ACIC.

"O uso indevido do Álcool e a relação no Trabalho".

Psicóloga Vanessa Marques.

DIA 27 DE MAIO – SEXTA.

14h – Hospital Nossa Senhora Aparecida. "A família na Prevenção a Recaída".

Psicóloga Marlise Ribeiro.

DIA 28 DE MAIO – SÁBADO.

13:30h – Bairro Cônego Walter.

COMUNIDADE UNIDA ESPECIAL INTEGRARE DE CAMAQUÃ.

DIA 30 DE MAIO – SEGUNDA.

13:30h – Projeto Solidariedade SMTAS. "A Família Responsável."

Psicóloga Marinez Schonhofen

20h – Câmara de Vereadores – Política do Álcool e Sobre Drogas.

Psicóloga Gilnari Pereira Voloski

domingo, 1 de maio de 2011

Maus Tratos em Comunidade Terapêutica. Vergonha ou Incentivo?


     As coincidências da vida nem sempre trazem boas surpresas! Na manhã dessa quarta feira, dia 28 de Abril, o Jornal do SBT denuncia a Comunidade Terapêutica "EL SHADAI". Situada em Bragança Paulista – SP, tal comunidade foi acusada de cometer maus tratos aos residentes. Um ex residente relata que era amarrado e ameaçado, por funcionários, com choques elétricos. Depois de muitas tentativas, conseguiu avisar, através de bilhetes, a mãe que era impedida de ir visitá-lo. A mãe desesperada e chocada com o fato procura ajuda com os meios de comunicação e pretende se aliar aos órgãos competentes para fechar o Centro El Shadai. Leia sobre a denúncia desta mãe aqui!
    Entrevistado pelo jornal do SBT, o dono da comunidade diz estar em total concordância com a Lei e explica a denúncia afirmando que os dependentes químicos tem variadas alucinações e que não se deve confiar no que os "drogados" dizem. Após investigar, o SBT mostrou que a comunidade já estava respondendo a outras denúncias, e havia sido multada pela Prefeitura por não haver Alvará de Licença Sanitária e oferecer um serviço de qualidade péssima para os residentes, apesar de cobrar uma mensalidade de R$ 1.000,00.
    Triste! Mas essa é a realidade de muitas comunidades terapêuticas espalhadas pelo Brasil. À preocupação com a lei e com a saúde dos dependentes praticamente não existe. Muitos se aproveitam do desespero das famílias para ganhar dinheiro e promover uma imagem péssima, que atinge muitas outras instituições sérias que prestam esses serviços de reabilitação para os dependentes. Por isso a importância de se informar sobre a idoneidade das comunidades, se possui as devidas licenças se têm uma equipe técnica preparada, se possuem médico responsável, CNPJ ativo, etc.Seu filho, seu pai, seu amigo, seu parente não é um objeto quebrado que está sendo levado para o concerto, é uma vida, uma alma que precisa de ajuda! Visite a comunidade, pergunte e se informe!
    Mas a luta contra a dependência química não vai se abater frente a essa realidade. Vamos todos continuar lutando, de maneira séria para dar uma esperança para tantos que buscam a recuperação. A triste situação dessas comunidades para nós serve de incentivo para continuar melhorando e crescendo.     Não nos envergonhamos da nossa causa e sabemos que muito a pra ser feito!
    Um abraço, e que Deus abençoe a todos!