segunda-feira, 6 de junho de 2011

"QUEBRANDO O TABU" - Construindo opinião!



Já existiu um mundo sem drogas?
    Esse é o questionamento primordial feito no documentário "Quebrando Tabu", ancorado pelo ex presidente da república Fernando Henrique Cardoso. Neste, o ex-presidente FHC levanta a bandeira da descriminalização do usuário de drogas e usa o cinema como uma de suas armas nesta luta. Segundo o documentário, cadeia não é lugar para usuário de droga. A cadeia transforma esses usuários em criminosos. Ao saírem da prisão, esses usuários-criminosos estarão alijados da sociedade. 
    Queridos amigos desse Blog. Confesso que já queria postar aqui uma "mini tese" sobre esse assunto,  citando minha leiga opinião formada e mencionando toda a crítica sobre esse debate. Mas ainda que eu já tenha um "PRÉ conceito" estabelecido, não me atrevo a explaná-lo. Ainda essa semana tomarei o rumo da cidade grande para assistir esse documentário, e depois então, tentar escrever algo sobre esse tema. Enquanto isso, peço a sua valiosa opinião. Vamos debater sobre isso, vamos construir juntos a opinião sobre essa nova proposta de "Combate as Drogas". 
    Aproveite e dê sua resposta na enquete acima.
    Grata. Um abraço imenso. 
Veja mais nos links:

quinta-feira, 2 de junho de 2011

SERÁ ESSE O FIM DA CRACKOLÂNDIA?


Na edição de 26 de Maio, os apresentadores do Jornal Nacional, William Bonner e Fátima Bernardes, anunciaram a mais nova iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro na luta já travada há tempos contra o tráfico de Drogas e a Dependência Química.

    Que a chamada “Crackolândia” é uma trágica realidade em muitas cidades do país todos nós já sabemos, mas a falta de solução para esse problema é que de fato atormenta a vida de todos envolvidos, sejam moradores próximos a esses locais, sejam autoridades, sejam todos que se importam com Vidas. Mas como nessa causa cada passo dado é motivo de alegria, é assim que me senti, ALEGRE, ao final dessa reportagem.
    No site do Jornal Nacional http://g1.globo.com/jornal-nacional, encontramos detalhadamente essa reportagem, e faço uso de uma citação ali encontrada para exemplificar o que estamos falando:
“No Rio, em dois meses de operações, 150 crianças e adolescentes foram recolhidos de cracolândias. Para evitar que elas continuem dependentes, a prefeitura determinou que, a partir desta semana, todos os menores apreendidos serão obrigados a ficar internados até se livrarem da dependência. A medida teve o aval da Vara da Infância e da Adolescência e do Ministério Público. As crianças devem passar por exames clínicos antes de seguirem para os abrigos. “Para que se possa saber exatamente qual é a sua situação efetiva e se elas realmente devem ficar internadas, devem ser submetidas a um tratamento”, explicou o procurador-geral de justiça Cláudio Lopes.”
    Ou seja, as autoridades do estado do Rio de Janeiro não terão mais que perguntar ao adolescente se ele deseja permanecer em tratamento, ele não terá opção! Se pego usando drogas ele será obrigado a permanecer em tratamento até que o profissional de saúde entenda que ele está liberto da dependência. É lógico que ainda está muito longe de chegar ao fim essa triste realidade, mas seria esse o passo mais concreto e importante já dado em nosso país para se fazer algo em favor dessas crianças e adolescentes que estão se perdendo numa pedra de Crack? Não sei o seu, mas o meu coração se alegrou ao saber dessa notícia. Não sou uma idealista insensata e sonhadora que se ilude com tudo que escuta, sou apenas otimista, e sonhadora sim, porque se perdermos os sonhos perdemos a esperança, e sem esperança o que somos, no que nos tornamos?
    Enfim, fica registrado aqui esse dado de avanço em nosso país. E quem sabe a atitude do governo do estado do Rio de Janeiro não se torne inspirador para todos os outros? Esse é o nosso desejo.
    Deus abençoe a todos!

EL SHADAI NA COMUNIDADE UNIDA!

    Em uma tarde fria, mas agradável do último sábado, dia 28 de Maio, no pátio interno da escola CIEP no Bairro Cônego Walther (Ouro Verde), o Centro de Recuperação El Shadai juntamente com Secretarias e entidades do município se reuniram para passarem uma tarde juntas em prol da causa do COMADECAM, na VI Semana Integrare. Apesar da pouca participação dos habitantes do Bairro Ouro Verde, muitos estiveram ali prestigiando o evento e desfrutando as diversas apresentações que embelezaram a tarde. Houve a participação de diversas igrejas, bem como do músico Gauchesco Maiquel Filho, apresentação de lutas entre outros. Muitos estiveram em nossa “barraquinha”, batendo papo, comendo bergamota vinda direto da Comunidade Terapêutica e compartilhando essa nova etapa do El Shadai.
    Agradecemos a presença de todos e nos sentimos honrados em tê-los conosco nessa jornada.
Confira as fotos: