terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Milagre que ninguém percebeu!

   
    Me permitam "roubar" um pequeno espaço nesse Blog que tem por objetivo principal tratar de assuntos pertinentes a Dependência Química, para falar um pouco do que Deus tem feito em minha Vida. Faço isso por considerar ser a oportunidade que tenho de "gritar" ao mundo o Milagre de Deus em meu coração. Esse Blog não se destina a assuntos pessoais, mas acredito que vai valer a pena arriscar. Espero que você seja tão abençoado quanto tenho sido. 
 A História da "morte" que me devolveu a Vida!
    Dizem que o medo da morte faz-nos repensar na Vida! Não posso deixar de concordar! Mas não foi o medo da minha própria morte que me fez Re-Viver, foi o medo de perder quem eu muito amava que me fez voltar ao início de tudo! Ao início da minha história de Fé!
   A notícia da morte já foi à causa das lágrimas de Cristo, mas não o levou a duvidar! Tampouco percebemos Jesus questionando os possíveis motivos ou mesmo a vontade do Pai! Jesus só pronuncia: ele não está morto, apenas dorme! Ainda que estejamos falando do Cristo – Deus, não ignoramos sua natureza humana. Ele sofreu! Afinal de contas era seu melhor amigo, Lázaro quem dormia o sono da morte!  Seu coração palpitava apertado, ele sentia a dor e a angústia de perder alguém que amava! Mesmo assim, Jesus não mudou seu curso, não mudou seus planos. Continuou fazendo aquilo que estava proposto e aquilo que o Pai havia o direcionado! Ele chorou, mas não desesperou! Ele chorou, mas não questionou! Ele chorou, mas não pôs em dúvida o caráter fiel do seu Pai!
    A notícia da “morte” causou muito mais que lágrimas em mim. Desmoronou o que eu achava ser a estrutura perfeita.  Por tempos eu me gabava de ter me libertado das “estruturas religiosas”, e de estar descomprometida com os moldes de fé que por toda minha vida Cristã eu havia me habituado.  Eu sabia que minha vida estava longe de produzir frutos para o Reino de Deus como no passado, mas isso tampouco me importava, eu estava certa que viver para minha família bastava. E eu não estava totalmente errada!  Mas eu havia me esquecido, que a Fé não é mutável, nem está condicionada a Igrejas ou ministérios. A fé que eu acreditava ser o suficiente para manter a minha “estrutura perfeita”, agora me abandonava.
   Durante toda aquela viagem, eu percorria um caminho até um Milagre que até então eu nunca havia precisado! Eu não sabia o que era ter Fé! Toda a Fé, de todos os meus anos de Cristianismo, não continham minhas lágrimas. Mas algo eu tinha: força! Força para agir! Com fé ou sem fé alguma coisa precisava ser feita. E nós fizemos. Toda a família se uniu em busca de um Milagre! Família que já havia esquecido o sentido da palavra União. Que tinha valorizado mais, e falo por mim, mágoas e rancores do passado. Mas nada mais importava, nada mais tinha valor. Prevalecia o amor que herdamos de nossa mãe, a luta pela família que aprendemos com ela.
   Naquele hospital tudo era escuro. O cheiro me enjoava e o ambiente era deprimente. Mas eu só podia me condicionar a sorrir! Era preciso muito mais que caras angustiadas ou fechadas! As palavras do médico eram claras, e a confusão em minha mente era imensa. E agora eu que adorava optar pela razão, não encontrava resposta para tamanha angústia em meu coração. Durante a noite eu não dormia, ficava olhando as gotas de sangue caírem enquanto eram feitas as transfusões, e eu só podia clamar por misericórdia! Foram quatro longas noites, e em uma delas ele acordou e disse: Filha, estou com Fome!  Será que seria esse o início do milagre tão esperado? Eu não tinha certeza, mas como naquela altura certezas era o que menos importava, meu coração se enchia de esperança.
   Se o milagre da Vida nele aconteceria, eu não sabia, o que eu tinha certeza é que em mim algo mudaria. Todas as idéias e ideais de fé que antes eu sustentava agora não faziam sentido, uma nova Fé nascia em meu coração. Fé que não se baseava em pessoas ou Igrejas, mas que se baseava na absoluta certeza que a força que ecoava do nosso coração só podia vir de Deus. Eu sabia, pela Fé na Sagrada Escritura, que Jesus, o Deus Vivo podia declarar: Ele não está morto, apenas dorme! Mas dentro de mim ressuscitava certezas, convicções outrora ficadas para trás por feridas do passado, Fé em um Deus muito maior que homens falhos, que Instituições religiosas, que conseqüências de pecado que eu mesma cometi. Na angústia eu percebi que Deus me questionava sobre o tamanho do meu Amor e não o tamanho do meu Pecado! Que meus erros, minhas falhas, minhas recaídas espirituais, minhas incertezas eram pertinentes de Ser Humano e que eu não devia me culpar por isso. Deus não se importava com nada além do meu Amor! A proporção do meu amor por Ele determinaria a minha Fé!
   Alcancei o milagre pelo qual eu não havia perseguido! O sobrenatural de Deus em meu interior trouxe de volta a Fé e o sentido para muitas coisas que haviam se perdido. Continuo vivendo para a minha família, meus filhos são meus maiores discípulos, mas carrego na memória todo o aprendizado que a dor me trouxe. Nem perto estou de chegar ao centro da vontade de Deus para minha vida, mas certa estou que estou caminhando para isso.
            Há, o meu pai continua com Fome. E que fome!
            Deus nos abençoe sempre.
      Tanise Stiborski 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Seminário “Fé na Recuperação” foi um Sucesso em POA!


    No dia 13 de Setembro, terça feira no Palácio Farroupilha – Assembléia Legislativa de Porto Alegre/RS, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) juntamente com RENAS, FECTERS e demais parcerias, realizaram o I Seminário sobre Dependência Química na cidade de Porto Alegre. Com a presença do Prefeito José Fortunatti, do Senhor Fabiano Pereira – Secretário de Justiça e de Direitos Humanos do rio Grande do Sul, Major Rangel – Presidente do CONED, Pastor Roque Serpa – Presidente da FECTERS, e representantes das entidades parceiras, foi-se proclamado publicamente aberta a luta contra a Dependência Química pelas autoridades do nosso estado.
 Segundo o Secretário Fabiano Pereira em seu discurso, muito já tem sido feita nessa batalha e muitos avanços tem acontecido. Com a criação de um departamento específico para tratar do problema no estado, novos projetos tem sido construídos. Ele citou os três principais Projetos que o departamento tem trabalhado como prioridade: 1 – O primeiro trata de um plano de ação para encaminhar os residentes graduados em Comunidades a serem inseridos no Mercado de Trabalho. Estabelecer um diálogo direto entre as CTs e o Poder Público para agilizar esse processo, sendo que muitos residentes após concluírem seus tratamentos simplesmente não tem para onde retornar e reconstruir suas vida. 2 – Trata de Leiloar os bens apreendidos do tráfico de drogas. Esses recursos seriam destinados a projetos e Comunidades terapêuticas cadastradas ao governo. Comentou também de "democratizar" o acesso a esses fundos, ou seja, facilitar que as Comunidades tenham acesso a esses recursos, sem tantas exigências burocráticas. 3 – Mobilização Social – toda a sociedade envolvida no mesmo projeto. Segundo ele, se alguém não se empenha nessa causa pelo amor ao próximo deveria se empenhar pelo instinto de sobrevivência, pois de 10 crimes que acontece hoje em nosso país, 8 são movidos por causa das Drogas. A Dependência Química é à base da criminalidade no Brasil, e se a Sociedade não se mobilizar como um todo jamais conseguiremos vencer essa guerra.
    Uma consideração importante a ser feita é em relação ao clamor do Senhor Major Rangel acerca de todos os municípios de nosso Estado se unir e construir os seus Conselhos Municipais, pois é a partir deles que teremos acesso a todos os recursos. Apenas 91 conselhos foram criados no estado, e muito ainda deve ser feito. Na continuação do evento , teve a palavra o Senhor Erni Selbert – Secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, e discursou sobre a Importância da Bíblia na Recuperação de um dependente químico. Ele trabalhou um pouco acerca dos diferentes pensamentos em torno da espiritualidade e sua relação com as drogas. Muitas religiões no mundo não se posicionam contra a dependência química, algumas até incentivam. Ou seja, é errado afirmar que "todos os caminhos levam a Deus" ou mesmo todas as religiões levam a Deus! Religiões baseadas em preceitos humanos sem uma estrutura histórica devemos avaliar e questionar. A Bíblia é o livro mais importante do mundo, a "literatura que venceu o tempo", que descreve com bases históricas a existência de um Deus que é único e foi manifesto na pessoa do seu Filho Jesus Cristo. Através da Fé em Cristo podemos crer na libertação de um dependente. A bíblia nos conduz em tudo que precisamos, nos orienta no caminho e nos incentiva a crer sempre, acreditar que através da fé verdadeira na obra da Cruz, podemos ser Libertos.
    Finalizando o evento, o Senhor Delegado do DENARC – SP Luis Carlos Magno, dissertou e acrescentou muito com sua longa experiência a essa evento brilhante. Ele trabalhou muito na importância e no papel dos pais e dos educadores na luta contra as drogas e que depende deles o sucesso do trabalho de prevenção. Ele terminou seu discurso com a frase de Santo Agostinho: "O Homem foi criado por Deus e sua alma não encontrará descanso enquanto não se voltar para Deus!"
Luis Carlos Magno - Delegado do DENARC - SP.
    Uma coisa é certa: todos, não importa a religião, a posição política, todos acreditam que somente Deus pode libertar a vida de um Dependente Químico. E é nessa verdade que continuamos trabalhando e sustentando a nossa fé. O El Shadai acredita que Somente Deus pode Libertar o que o mundo, a sociedade, a família já considerou Perdido! Para nós foi um cresciemento imenso ter participado desse importante evento, e nos sentimos infinitamente honrados e felizes com as conquistas que temos tido. Não nos sentimos mais sozinhos nessa imensa guerra. Aproveitamos a ocasião para inciar proposta de parceria com a SBB, caso realizada, teremos acesso gratuitamente a todo material didático que eles oferecem, inclusive bíblias de estudo e de ajuda a dependentes. Fica aí nosso pedido de oração.
    Que o Senhor continue nos proporcionando mais momentos como esse. Que Deus abençoe a todos!




quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Momento Histórico para as Comunidades Terapêuticas do Brasil


Foto: http://blog.planalto.gov.br

A Presidenta Dilma Rousseff reuniu integrantes de comunidades terapêuticas no Palácio do Planalto, conforme registro na foto de Roberto Stuckert Filho/PR.
A presidenta Dilma Roussef determinou a constituição de um grupo de trabalho sob liderança da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para preparar legislação que permita a inclusão de comunidades terapêuticas no atendimento aos cidadãos dependentes de substâncias químicas. A decisão foi tomada na quarta-feira dia 22 de Junho, durante reunião com representantes destas entidades ocorrida no Palácio do Planalto.
De acordo com pastor Wellington Vieira, que preside a Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (Feteb), existem no país cerca de 3 mil comunidades que cuidam de aproximadamente 60 mil dependentes químicos. “Estas entidades atendem atualmente cerca de 80% das pessoas que estão em tratamento”, disse o pastor Vieira.
A titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), Paulina Duarte, informou que a reunião atende pedido da presidenta Dilma com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelas comunidades. A partir deste momento será estabelecido programa que vai incluir as entidades na rede pública para tratamento de dependentes químicos. Assim estas comunidades passam a receber recursos públicos para prestar o serviço.
Fonte: www.fecters.com.br