terça-feira, 27 de dezembro de 2011

El Shadai em Festa de Natal!

    Na noite do dia 24 de Dezembro foi realizada em nossa Comunidade uma grande Festa de celebração e comemoração em homenagem ao nascimento do Senhor Jesus. Através da doação da diretoria e de empresas do nosso município, conseguimos realizar uma Ceia de Natal linda para os nossos meninos que estão se recuperando e restaurando suas vidas longe do mundo da dependência química. Todos receberam um presentinho e a alegria e felicidade era perceptível no rosto de cada um. 
    Foi entoado louvores a Deus, fizemos a leitura da Palavra e depois entregamos os presentes, encerrando com uma deliciosa ceia, onde todos celebraram juntos as grandes bençãos que a Comunidade tem alcançado nesse Ano que se passou. 
    Agradecemos especialmente as seguintes empresas: Lojas Pompéia, Casa Natal, Bella Casa, Mercado Colonial e Livraria Maranatha, que gentilmente nos fizeram doações possibilitando essa Noite de Natal linda para os residentes do El Shadai. 
    Um gentil Muito Obrigado de todos nós! Equipe de trabalho e residentes do Centro de Recuperação El Shadai. 
 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Palavra da Coordenadora!

É incrível como as festas de final de ano parecem nos dar um novo ânimo! É um clima de esperança que toma conta de todos, até dos mais pessimistas. Ainda que o dinheiro esteja escasso, sempre achamos um jeitinho de comprar os presentes intermináveis de amigo secreto e as lembrancinhas de Natal! Todas as dificuldades que passamos no decorrer do ano esquecemos ao brindar a entrada dos próximos 365 dias que se aproximam de nós. Tudo Novo! Esperança Nova, ânimo nobre, solidariedade aguçada, perdoamos dividas e esquecemos ofensas. Mas será que é só  isso mesmo?
Empacotando meu presente de amigo secreto fiquei pensando se todos sentiam esse mesmo alvoroçar em seu coração que eu sentia. Por um minuto parei pra pensar que durante a noite de Natal muitos nem lembrariam seu nome ou o seu endereço, alucinados pelas ruas da dependência química. Mesmo que no meu coração só renascesse esperança, eu não podia deixar de lembrar que um Novo Ano de muitos desafios está prestes a surgir em nossos caminhos.
Meu coração se enche de gratidão por todas as vitórias conquistadas pelo Centro de Recuperação El Shadai em 2011. Alcançamos a honra de fazer parte da Rede de atendimento a dependentes químicos do Município de Camaquã, participamos de treinamentos e cursos de extrema importância para o desenvolvimento de um bom trabalho, apresentamos nosso Plano de Trabalho para as principais autoridades deste município e recebemos o reconhecimento do Poderoso e Soberano Deus que nos capacitou e nos fortaleceu para trilhar esse caminho. Acredito piamente que estamos caminhando na direção certa, mas dentro de mim, urge a necessidade de melhorar muito mais, pois sei que a cada dia, a dificuldade será ainda maior.
O estereótipo de perfeição nunca me agradou e não pretendo alcançar, nem como pessoa nem como coordenadora do El Shadai. Mas tenho em meu coração a consciência, que obtive através da palavra do Senhor, que somos Obra Inacabada! A mão do Senhor está a nos moldar a cada dia e aperfeiçoar o nosso caminho, quando lançados estamos em sua presença. Não importa quem somos ou o que fazemos, o que importa é que muito podemos fazer quando nos lançamos nas mãos de Deus.
O El Shadai é uma Obra Inacabada! O El Shadai é um vaso nas mãos de Deus, e nós que estamos à frente dessa entidade, nos colocamos a disposição do Senhor para aperfeiçoar a sua vontade para esse novo ano que está se iniciando em breve. Enquanto celebramos a entrada do novo ano, muitos estarão perdidos pelas ruas, totalmente escravizados pelo crack. Na noite de Natal enquanto desfrutaremos de uma bela ceia, milhares de jovens e crianças estarão perdidos sem ao menos desejar se alimentar. Isso não significa que temos que abrir mão de nossas celebrações, pelo contrário, devemos fazê-las ainda com maior gratidão a Deus em nosso coração! Mas trago essa singela reflexão, para que em nosso coração, nunca morra o desejo de permanecer fazendo parte desse exército, de homens e mulheres que lutam contra a Dependência química, e que batalham em favor da Vida!
Um Natal Lindo a todos os SOLDADOS do Centro de Recuperação El Shadai, que nunca desistiram de acreditar nessa entidade e que permanecem unidos conosco nessa árdua batalha. Um Ano Novo cheio de bênçãos e prosperidade a todos vocês.
Tanise Stiborski
Coordenadora do C.R.El Shadai



sábado, 3 de dezembro de 2011


Neemias (em hebraico: נְחֶמְיָה conforto de, ou "confortado por" Deus),  é uma  figura importante na história pós-exilo dos judeus. Era filho de Hacalias (Ne, 2:3), e provavelmente pertencia à Tribo de Judá; seus ancestrais residiam em Jerusalém antes de seu serviço na Pérsia (Ne, 2:3). Neemias era copeiro do Rei Artaxerxes, e com ele desfrutava de um relacionamento afetuoso, pois o servia com dedicação e demonstrava muito temor ao Senhor Deus. Através de seu irmão, Neemias recebe a notícia que seu povo havia sido destruído, e agora o local do sepulcro de seus pais estava desolado. A situação de Jerusalém era lamentável e o povo agora estava perdido em desespero.
Neemias foi considerado um dos líderes mais competentes da história bíblica. Em um período assombroso de cinqüenta e dois dias, Neemias reergueu uma cidade inteira porque conseguiu motivar um povo! Não somente um simples povo, um povo destruído, amargurado, magoado, fragilizado! Nós estamos diante de um povo totalmente destruído! Quebrado pelas conseqüências da dependência química e sem nenhuma esperança de restauração de Vida. Em nossas mãos está a missão de reedificar os muros dessas vidas, produzir nessas pessoas o mínimo de esperança possível. Mas a pergunta dentro de nós é: Como? O que fazer de fato por tantas almas que estão se perdendo no mundo das Drogas? É importante observar que ainda que a notícia trágica tenha caído como uma bomba no coração de Neemias, o homem de Deus não ficou inerte. A bíblia diz que Neemias chorou, lamentou, jejuou e orou por semanas. A primeira iniciativa de Neemias foi espiritual, foi recorrer ao único capaz de ajudar aquele povo perdido: o Senhor Deus! A única forma que temos de fazer algo de concreto por essas pessoas que diariamente se colocam diante de nós, clamando por ajuda, é recorrermos ao único que de fato é Poderoso.
É interessante ainda perceber, que na oração de Neemias pelo povo (Cap 1, verso 10), ele usa uma expressão muito importante: “ São teus servos, povo que resgataste com poder”. Naquele tempo as pessoas não tinham o privilégio de experimentar a comunhão com Deus que podemos desfrutar hoje, esse relacionamento se dava a partir de homens que Deus levantava para interceder pelo povo. Naquele momento Neemias era um desses homens. Neemias estava ciente de quem eram as pessoas pelas quais ele estava intercedendo. Ainda que tivessem feito muitas coisas erradas e tivessem cavado suas próprias covas, eles ainda eram povo de Deus, Servos, Resgatados pelo Poder de Deus, e isso era o que bastava para Deus. Deus tem nos levantado nesses dias como homens e mulheres capazes de interceder por esse mundo, mas não somente isso, para agir no Poder Dele em favor desses jovens, adolescentes, crianças que estão se perdendo nas ruas escuras das crackolândias. Mas talvez você possa se questionar, mas quem sou Eu? Não tenho poder nenhum em minhas mãos, não tenho dinheiro, não sou pastor de igreja, não sou vereador nem prefeito, muito menos presidente desse país! Mas lemos na palavra de Deus: Nesse tempo eu era copeiro do Rei. (Ne 1 verso 11) Neemias era um simples criado, mas um criado que amava e servia o Deus todo Poderoso!
Mas como em um último esforço você pode dizer: mas existem muitos impedimentos, muitas dificuldades para que de fato eu possa fazer algo, afinal não depende só de mim! Imagino eu que Neemias tenha pensado a mesma coisa. Ele deve ter dito para Deus: Senhor não depende só de mim, eu sou servo do Rei, sem que Ele me libere eu nada posso fazer! Então a bíblia diz que Neemias orou a Deus e o rei concedeu o pedido de Neemias, porque a boa mão do Senhor era com ele. (Cap 2 verso 8) Amigos, de fato sem a poderosa mão do Senhor conosco NADA podemos fazer, mas se em nós jorrar da graça e do Poder de Deus, MUITO poderemos fazer por tantos que vivem na escravidão da dependência química. Não fique com medo, não pense que em suas mãos não existe força para tamanha obra. Talvez os escombros possam parecer muito terríveis e a poeira ainda esteja nevoando as ruas da cidade, mas...
FORTALEÇA SUAS MÃOS para a obra, afinal e o que realmente importa, a MÃO DO SENHOR É CONVOSO! Um Feliz e Abençoado Natal a todos que de alguma maneira, reergueram os muros do Centro de Recuperação El Shadai.