quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

As Drogas em Lar “Santo”! O dia em que ela entrou na casa de Robinson Cavalcanti.


    Quando abri meu computador pela manhã como faço todos os dias para interar-me sobre as novidades do dia e as notícias do mundo, me deparei com um triste email que relatava o falecimento do Bispo Anglicano Robinson Cavalcanti. De imediato pensei: quão triste perda! Com certeza a Revista Ultimato não será mais a mesma, pois perderá o mais sensato de seus escritores em minha opinião. Em meu tempo de estudo teológico, os escritos de Robinson Cavalcanti influenciaram por demais meus pensamentos. Ele tinha uma persistência linda em escrever sobre o papel integral da Igreja, e que o povo de Deus não deveria pensar somente nas almas, deveria pensar também na dureza da vida que as pessoas levavam. Que o evangelho, assim como Cristo de fato pregou, não deveria ficar preso dentro de quatro paredes, mas devia sair para os quatro cantos do mundo, acolhendo, assistindo, resolvendo problemas, trazendo soluções. Nos dias de hoje esse discurso pode não surpreender, mas quando o Bispo Robinson resolveu gritar sobre isso ao “mundo evangélico”, as estruturas eclesiásticas tremeram. Com certeza este homem de Deus deixou seu legado. Deixou suas marcas. Marcas eternas.
    Mas o impacto da notícia foi maior que minha curiosidade. A princípio nem mesmo procurei saber como ele havia falecido. Somente lendo outro artigo que recebi hoje cedo que me deparei então com a crueldade dos fatos, e mais uma vez senti meu coração arder de indignação. O bispo e sua esposa foram mortos por seu filho adotivo, viciado em Drogas. Há menos de quinze dias o rapaz tinha chegado dos EUA deportado exatamente pelo envolvimento com substâncias químicas naquele país. Relatos de amigos falam que Robinson estava feliz com a chegada do filho, e que o coração dele estava alegre em ter Eduardo de volta em casa. Na manhã do dia 27 Eduardo saiu cedo para beber e usar drogas na praia, no retorno para casa, após discussão com os pais, esfaqueou ambos que morreram na sala de seu Lar Cristão. A Droga entrou em Lar Santo, e arrancou cruelmente mais duas vidas, do convívio de seus amigos e de seus entes queridos.   
    Eu fico imaginando como teria sido a criação de Eduardo. Quando um casal decide adotar uma criança, o amor que transborda do coração é imenso, pois é um amor estritamente voluntário, abnegado. Por mais dificuldades que uma família possa passar e falhas que os pais possam cometer na educação de um filho, jamais se cria ou se ama um filho para que ele se perca nesse mundo da dependência. Não nasci nem me criei em um Lar Cristão, mas Deus me deu a graça de constituir um. Mesmo com nossas falhas e nossas imperfeições tentamos passar para nossos meninos a importância de servir a Deus neste mundo de hoje, e mesmo pequeninhos, oramos para que em seus pequenos corações eles entendam, futuramente, que uma vida sem Deus é uma vida perdida.    
     Talvez Bispo Robinson e sua esposa tenham passado anos de sofrimento lutando pela vida deste filho, não sei, mas posso imaginar. Muitas vezes nos perguntamos por que conseguimos ajudar tantas pessoas e não conseguimos fazer pelos nossos, por nossa família, por quem amamos. São mistérios de Deus! Mas creio que este fato possa servir de alerta a tantos “Lares Santos”, lares cristãos espalhados por nosso país. Muitos de nós cristãos acreditamos que certas coisas não acontecem á servos do Senhor, e que estamos protegidos do mundo por estarmos dentro da Igreja. Olhamos para a família alheia, que deveríamos chamar de “Próximo”, e julgamos existir em seu meio pecado, pois nenhuma família de fato santa tem um “drogado” dentro de casa.
    Bispo Robinson Cavalcanti foi um dos homens que mais influenciou a espiritualidade cristã em nosso país. Um homem simples e de um amor imenso por Deus. Com certeza o céu está em festa, e os anjos se alegram com a presença dele e de sua querida esposa.
    Mas nós ficamos! E não estamos protegidos desse mundo como muitos pensam ou desejam estar. Para muitos é mais fácil ignorar ou condenar situações assim, do que encarar que o problema da dependência química está em todo lugar, e pode bater em nossa porta a qualquer momento. Seja por violência ou por experiência. Vamos abrir nossos olhos, vamos ficar atentos, vamos nos unir e lutar contra a dependência química. Conversando com nossos filhos, orando por eles, conversando com nossos discípulos, orando por eles, conversando com nossos pastores e orando para que Eles entendam que a Igreja, a verdadeira Igreja de Cristo não fica presa em quatro paredes, mas ela grita aos quatro cantos do mundo a verdadeira Liberdade que existe no Poder do Evangelho de Jesus Cristo! 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Uma Diva consumida pelas Drogas!


Quem nunca viu o “Guarda Costas”? Lembro-me de ter visto várias vezes na sessão da tarde quando adolescente. Naquela época só gostávamos mesmo era dos romances que os filmes traziam, mas mesmo naquela época, já era possível se render aquela voz magnífica. Se eu fechar os olhos ainda consigo escutar, lembro-me daquela mulher negra, linda, abrindo seus lábios e deixando sair quase como um sopro as melodias belíssimas das suas canções.    
Whitney Houston foi considerada uma das maiores cantoras pop/R & B do Mundo, nos anos 90. No currículo tem mais de 150 milhões de discos e vários filmes, o principal o qual foi protagonista junto com Kevin Costner. O álbum da última música foi o mais vendido por uma artista feminina. Ao todo, foram vendidos mais de 200 milhões e ela chegou 30 vezes ao topo da carreira.
Depois de uma carreira avassaladora, a cantora norte-americana se afundou no vício em crack no final da década retrasada. No ano passado, fontes próximas a ela se disseram assustadas com o volume de pedras que a cantora estaria consumindo, o que a levou de volta à reabilitação, algo freqüente em sua vida. Ainda em 2011, ela foi banida de shows do Prince após causar bagunça no palco do artista.

A própria ex cunhada, Tina Brown, declarou em sites oficiais que quando estava drogada, Whitney via demônios, esmurrava-se a si própria, partia tudo o que encontra pela frente. Ficava dias consecutivos fechada no quarto rodeada de lixo. Outras vezes desaparecia e era encontrada nas partes mais perigosas de Los Angeles. Ela sempre disse que a cunhada podia morrer com uma overdose ou enlouquecer. Bom, nesse caso, nenhuma das duas alternativas. 
 A cantora Whitney Houston morreu na noite de sábado, 11 de Fevereiro, aos 48 anos, dentro de uma suíte no quarto andar no Beverly Hilton, hotel de Los Angeles. O corpo foi encontrado pelo guarda-costas da artista. Ainda não se sabe a causa da morte e, segundo o tenente da polícia Mark Rosen, não há evidências de crime no local. Não se encontrava também nenhum tipo de Drogas no local, somente remédios de uso controlado. A última aparição da cantora foi quinta-feira em uma boate de Hollywood ao lado do namorado, o produtor musical e cantor Ray-J. Ela estava com as pernas machucada, e segundo testemunhas, alcoolizada.
Independentemente da causa da morte de Whitney todos nós sabemos que o destino dela era muito mais lindo e próspero, do que este que ela decidiu escrever quando se entregou a dependência. Diferente de outros artistas que também tiveram suas vidas marcadas pelo uso de Drogas, essa cantora foi diferente. Sua música não era agressiva e tão pouco ela tentou mudar ou escandalizar seu sistema fazendo uso de sua imagem, pelo contrário, quem a escutava se deslumbrava, tanto com sua beleza quanto com a doçura e magnitude de sua voz nas canções.  
Mais uma diva, mais uma Vida!
Mais uma vida consumida pelas Drogas! Ainda que nos últimos dias de sua existência ela não estivesse fazendo uso de substancia química, ela decidiu mudar o rumo de sua trajetória quando se permitiu escravizar pela Droga. Talvez nos dias de hoje, ainda estivesse casada, desfrutando da companhia de sua filha, e não vivendo em quartos de hotéis por Los Angeles. 
Falo isso, porque hoje vejo muitos meninos, homens já, ás vezes até idosos, sofrendo as conseqüências do uso de Drogas ou de álcool, mesmo já estando limpos há muito tempo. Comorbidades adquiridas que aparecem no final da vida, como Bipolaridade, Esquizofrenia, Síndrome do Pânico, dentre outras que um profissional saberia explicar melhor. Pessoas que usaram maconha ou cocaína uma vida toda achando que poderiam parar a hora que quisessem sem sofrer conseqüência alguma. E hoje talvez sejam aterrorizadas por medos e pânico da morte ou de perder um ente querido, tendo agora que viver sob uso de medicação para amenizar os terrores. As conseqüências sempre chegam, mais cedo ou mais tarde. Menciono isso não como mera expectadora dessa dura realidade, mas como alguém que tem tentado fazer algo para que pessoas escrevam uma nova história.
Na verdade é importante ressaltar que eu acredito em Uma Nova História! Não faria sentido se eu não acreditasse, eu precisei de uma nova história. E acredito que a Diva estava tentando escrever a dela. Obviamente que a marca dela ficara para sempre, bem como seus álbuns e a memória de sua maravilhosa voz. Mas com certeza uma “marca manchada”. A minha marca tem manchas e a sua talvez. As de todo mundo tem. Porque nenhum de nós traça uma jornada sem erros sem arrependimentos. Somos humanos, com defeitos, Imperfeitos, mas algo sobre nós faz toda a diferença: a Mão do Senhor!
Qual mão escreveu a tua história? A tua? Esta mão imperfeita? Como pode ser uma história escrita por um autor imperfeito?
Qual mão tu deseja que reescreva a tua história? Não importa as manchas que a nossa história possua, a mão do Senhor as torna sem valor.
Algumas pessoas dizem que Whitney iniciou sua carreira como cantora de um coral gospel em uma igreja Batista nos Estados Unidos. Isto me faz sonhar que a mão do Senhor iniciou a trajetória dela...
Há! Como seria bom sonhar também que a mesma mão que iniciou também a conduziu para o céu!!!!
Quem pode julgar? Quem saberá?
Só Deus! E, eu e você!
Quando chegarmos lá no alto céu e escutarmos novamente a mesma extraordinária voz, unida a de multidões de anjos, que na noite de sábado cantou pela última vez!
            Que o Senhor nos ajude a chegar nesse dia!