quarta-feira, 16 de novembro de 2011

FECTERS E FETEB FORMAM PRIMEIRA TURMA DE COORDENADORES E MONITORES DE CT EM NOVO HAMBURGO / RS.

    
              Uma grande festa de gratidão a Deus encerrou o 1 Curso de Formação para Coordenadores e Monitores de Comunidades Terapêuticas, com ênfase em Dependência Química, oferecido pela FECTERS (Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Rio Grande do Sul ) e FETEB com apoio da SBB, COMEN-NH e Promotoria Pública de NH.
            No Restaurante Globo Vida, dezenas de pessoas se reuniram no dia 12 de Novembro para prestigiar a cerimônia de formatura dos mais de 80 alunos que participaram do curso. Com 80 horas aulas, o Curso ofereceu instruções importantes para a liderança das CTs do estado, ministrando palestras sobre Legislações Vigentes, adequações das Comunidades aos órgãos competentes, Acompanhamento Familiar, Noções de Primeiros Socorros, Tabagismo, Internações Jurídicas, Co-dependência e Co-morbidades, Solicitação de convênios, Prática e Teoria na CT, etc.  Autoridades importantes se fizeram presentes, como deputados, representantes do Ministério Público de POA, Delegado da Polícia Federal, Desembargador, Presidentes de Conselhos Municipais, Lideranças eclesiásticas e o presidente da FETEB, Pastor Wellington Vieira.
Na ocasião também realizou-se a Assembléia Geral da Federação, tendo sido eleita a diretoria para o ano de 2012, permanecendo o Pastor Roque Serpa como presidente. Outra decisão importante foi à departamentalização da Federação, dividindo-se por áreas a atuação de apoio as Comunidades, sendo eleito um diretor e um vice por região, tendo sido o Centro de Recuperação El Shadai elegido como representante da FECTERS na região Sul do Estado, uma grande responsabilidade e honra que recebemos com muita seriedade e gratidão a Deus.
Somos imensamente gratos a Deus por ter vencido essa etapa tão importante. A preparação e o treinamento são indispensáveis para quem deseja realizar um trabalho sério e comprometido com o Senhor Jesus nesse ministério tão árduo que a batalha contra a Dependência Química. As Comunidades Terapêuticas do Estado agora estão um pouco mais fortalecidas e motivadas para continuar em suas árduas tarefas.
Fica aqui o nosso incentivo para todas as Comunidades que não participaram do Curso ou não estão filiadas a FECTERS á juntar-se a nós nessa luta. Não é tempo de dividir esforços, anão existe mais espaço para competição e disputas, é hora de batalharmos juntos em prol da mesma causa.
Que o Senhor Jesus abençoe a todos queridos colegas, seus ministérios e suas Comunidades. Deus abençoe a todos, faça resplandecer sobre nós o seu rosto e nos dê e a Paz.

FOTOS DO CURSO
 CÂMARA DE VEREADORES EM NOVO HAMBURGO 
 DESAFIO JOVEM EM NH - Prática na CT.
 TRABALHO EM GRUPO
 PRIMEIROS SOCORROS NA CT.

RESTAURANTE GLOBO VIDA
 EQUIPE DE PROFESSORES DO CURSO E DIRETORIA FECTERS
 PASTOR ROQUE SERPA E SUA ESPOSA MARLI SERPA

DESCONTRAÇÃO
 MULHERES DO CURSO
 LÚDICO TERAPIA - TEATRO
 ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA - 2012

FORMATURA

domingo, 6 de novembro de 2011


            Para mim não existe no relato bíblico um personagem tão incrível como o Apóstolo Pedro. Na verdade, acho que apóstolo não é a melhor descrição para ele, mas sim discípulo. Discípulo: aquele que segue seu Mestre! Que é parecido com seu mentor. Que busca praticar o que aprende com aquele que já experimentou mais do que ele. Pedro era totalmente Obstinado, totalmente predestinado, totalmente Apaixonado por seu mestre. Ele era pronto para Agir, mas dificilmente parava para escutar. Era com certeza o mais impulsivo e audacioso de todos os discípulos de Jesus, a ponto de tentar corrigir e orientar seu próprio mestre. Pedro amava Jesus, mas era Imperfeito!
            Não creio que a imperfeição de Pedro foi o que levou Jesus a exortá-lo, mas provavelmente a imaturidade espiritual de seu discípulo. Jesus avisou a Pedro: Tu me negarás! Mas Pedro não quis ouvir. “Então voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje três vezes me negarás! Então Pedro chorou amargamente!” Lucas 22:61-62. E Pedro chorou amargamente, que triste reação perante a Imperfeição. Ao confrontar-se com sua própria situação de Ser Humano, Pedro desiste! Disse-lhes Pedro: Vou Pescar! João 21:3. Talvez a depressão já rondasse os homens dos tempos bíblicos. Pedro volta ao estado inicial, retrocede e entrega-se a amargura do fracasso. Afinal de contas nada mais fazia sentido, seu mestre tinha morrido, não tinha mais nada a ser feito.
            E foi lá, no meio do Mar, como da primeira vez, que Jesus encontra novamente com seu discípulo. Reconhecendo a voz do mestre, Pedro se lança (novamente) ao mar e vai ao encontro de Cristo, só que desta vez em terra firme. Enquanto partia o pão Jesus tem um momento com seu querido Pedro. Perguntou Jesus a Pedro: Tu me amas? João 21:15. Jesus estava agora diante de um homem amadurecido, que havia aprendido com sua própria Imperfeição. Não era mais Paixão que transbordava de Pedro, agora era Amor. Não que a paixão no sentido de “expressão de amor” não seja válida, mas não era mais Impulso, não era mais “fogo de palha”, agora era sensatez.
            Jesus nunca se incomodou com as imperfeições de Pedro, nunca as condenou ou as julgou. Pelo contrário, fez de Pedro um de seus melhores amigos. Pedro era um homem marcado por seu passado, por sua criação. A bíblia não relata o passado de Pedro, mas como converteu-se adulto, sabemos que ele teve uma caminhada sem Cristo. Quando caminhamos sem Cristo estamos suscetíveis a todo tipo de pecado e obras da carne. Cometemos verdadeiras barbáries contra Jesus e somos capazes de ir contra tudo que mais amamos para satisfazer nosso próprio ego.
            Quando um dependente químico se converte, ele chega a Cristo com marcas. Marcas em seu coração, em sua alma em seu físico. Muitas vezes tatuados da cabeça aos pés, com furos pelo corpo todo, mal trapilhos e enfermos. Agressivos e magoados com a vida e com as conseqüências de seus pecados. Para onde irão essas pessoas quando se achegam a Cristo? Como se adaptarão aos preceitos e preconceitos estabelecidos em nosso meio evangélico? Essas pessoas precisam é de abraço, de afeto de inserção. Não estão interessadas em dogmas ou doutrinas. Não precisam se adaptar precisam se quebrantar! Entender que Cristo as aceita com suas Imperfeições, que as marcas de uma vida errônea não interessam ao Criador, mas sim as marcas construídas a partir de um encontro com Ele.
Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos,admiraram-se e reconheceram que haviam eles estado com Jesus. Atos 4:13. Pedro, o então impulsivo fracassado discípulo de Jesus, agora levava multidões aos pés da Cruz. Aquele que negara Jesus, agora proclamava seus feitos a todo canto por onde passava. E se Jesus tivesse desistido daquele homem? E Se Jesus tivesse observado suas imperfeições e as marcas de seu passado?
Pedro foi à voz de Cristo naquela época. E agora, quem é a voz de Cristo na terra? Quem foi designado para representar Jesus nesse mundo? Acolhemos, inserimos? Ou exortamos e excluímos senão se adaptarem aos nossos conceitos? Esse mundo precisa é de Cristo! Do Cristo que amava, abraçava, libertava! Igreja de Cristo vamos gritar a libertação para os Dependentes Químicos! Vamos acolher e ajudar a curar as feridas e marcas do seu passado! Vamos cumprir o que a nós foi proposto:
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. Mateus 28: 19-20
Deus nos abençoe!