domingo, 12 de fevereiro de 2012

Uma Diva consumida pelas Drogas!


Quem nunca viu o “Guarda Costas”? Lembro-me de ter visto várias vezes na sessão da tarde quando adolescente. Naquela época só gostávamos mesmo era dos romances que os filmes traziam, mas mesmo naquela época, já era possível se render aquela voz magnífica. Se eu fechar os olhos ainda consigo escutar, lembro-me daquela mulher negra, linda, abrindo seus lábios e deixando sair quase como um sopro as melodias belíssimas das suas canções.    
Whitney Houston foi considerada uma das maiores cantoras pop/R & B do Mundo, nos anos 90. No currículo tem mais de 150 milhões de discos e vários filmes, o principal o qual foi protagonista junto com Kevin Costner. O álbum da última música foi o mais vendido por uma artista feminina. Ao todo, foram vendidos mais de 200 milhões e ela chegou 30 vezes ao topo da carreira.
Depois de uma carreira avassaladora, a cantora norte-americana se afundou no vício em crack no final da década retrasada. No ano passado, fontes próximas a ela se disseram assustadas com o volume de pedras que a cantora estaria consumindo, o que a levou de volta à reabilitação, algo freqüente em sua vida. Ainda em 2011, ela foi banida de shows do Prince após causar bagunça no palco do artista.

A própria ex cunhada, Tina Brown, declarou em sites oficiais que quando estava drogada, Whitney via demônios, esmurrava-se a si própria, partia tudo o que encontra pela frente. Ficava dias consecutivos fechada no quarto rodeada de lixo. Outras vezes desaparecia e era encontrada nas partes mais perigosas de Los Angeles. Ela sempre disse que a cunhada podia morrer com uma overdose ou enlouquecer. Bom, nesse caso, nenhuma das duas alternativas. 
 A cantora Whitney Houston morreu na noite de sábado, 11 de Fevereiro, aos 48 anos, dentro de uma suíte no quarto andar no Beverly Hilton, hotel de Los Angeles. O corpo foi encontrado pelo guarda-costas da artista. Ainda não se sabe a causa da morte e, segundo o tenente da polícia Mark Rosen, não há evidências de crime no local. Não se encontrava também nenhum tipo de Drogas no local, somente remédios de uso controlado. A última aparição da cantora foi quinta-feira em uma boate de Hollywood ao lado do namorado, o produtor musical e cantor Ray-J. Ela estava com as pernas machucada, e segundo testemunhas, alcoolizada.
Independentemente da causa da morte de Whitney todos nós sabemos que o destino dela era muito mais lindo e próspero, do que este que ela decidiu escrever quando se entregou a dependência. Diferente de outros artistas que também tiveram suas vidas marcadas pelo uso de Drogas, essa cantora foi diferente. Sua música não era agressiva e tão pouco ela tentou mudar ou escandalizar seu sistema fazendo uso de sua imagem, pelo contrário, quem a escutava se deslumbrava, tanto com sua beleza quanto com a doçura e magnitude de sua voz nas canções.  
Mais uma diva, mais uma Vida!
Mais uma vida consumida pelas Drogas! Ainda que nos últimos dias de sua existência ela não estivesse fazendo uso de substancia química, ela decidiu mudar o rumo de sua trajetória quando se permitiu escravizar pela Droga. Talvez nos dias de hoje, ainda estivesse casada, desfrutando da companhia de sua filha, e não vivendo em quartos de hotéis por Los Angeles. 
Falo isso, porque hoje vejo muitos meninos, homens já, ás vezes até idosos, sofrendo as conseqüências do uso de Drogas ou de álcool, mesmo já estando limpos há muito tempo. Comorbidades adquiridas que aparecem no final da vida, como Bipolaridade, Esquizofrenia, Síndrome do Pânico, dentre outras que um profissional saberia explicar melhor. Pessoas que usaram maconha ou cocaína uma vida toda achando que poderiam parar a hora que quisessem sem sofrer conseqüência alguma. E hoje talvez sejam aterrorizadas por medos e pânico da morte ou de perder um ente querido, tendo agora que viver sob uso de medicação para amenizar os terrores. As conseqüências sempre chegam, mais cedo ou mais tarde. Menciono isso não como mera expectadora dessa dura realidade, mas como alguém que tem tentado fazer algo para que pessoas escrevam uma nova história.
Na verdade é importante ressaltar que eu acredito em Uma Nova História! Não faria sentido se eu não acreditasse, eu precisei de uma nova história. E acredito que a Diva estava tentando escrever a dela. Obviamente que a marca dela ficara para sempre, bem como seus álbuns e a memória de sua maravilhosa voz. Mas com certeza uma “marca manchada”. A minha marca tem manchas e a sua talvez. As de todo mundo tem. Porque nenhum de nós traça uma jornada sem erros sem arrependimentos. Somos humanos, com defeitos, Imperfeitos, mas algo sobre nós faz toda a diferença: a Mão do Senhor!
Qual mão escreveu a tua história? A tua? Esta mão imperfeita? Como pode ser uma história escrita por um autor imperfeito?
Qual mão tu deseja que reescreva a tua história? Não importa as manchas que a nossa história possua, a mão do Senhor as torna sem valor.
Algumas pessoas dizem que Whitney iniciou sua carreira como cantora de um coral gospel em uma igreja Batista nos Estados Unidos. Isto me faz sonhar que a mão do Senhor iniciou a trajetória dela...
Há! Como seria bom sonhar também que a mesma mão que iniciou também a conduziu para o céu!!!!
Quem pode julgar? Quem saberá?
Só Deus! E, eu e você!
Quando chegarmos lá no alto céu e escutarmos novamente a mesma extraordinária voz, unida a de multidões de anjos, que na noite de sábado cantou pela última vez!
            Que o Senhor nos ajude a chegar nesse dia!

Um comentário:

  1. O que me faz lembrar tudo isso...é que a consequência do pecado é a morte...Letícia...

    ResponderExcluir