quinta-feira, 21 de março de 2013

KROKODIL: A Droga russa que faz seus usuários apodrecerem vivos!

    Atualizando a página de rede social de nossa Comunidade, me deparei com uma matéria recheada de fotos terrivelmente assustadoras. Tratava-se de relatos visuais de usuários de uma nova droga, que está sendo comercializada para substituir a Heroína. Não acreditei no que vi e decidi pesquisar em outros sites. 
    O que é Krokodil?
 É um substituto para um droga cara, a heroína. O princípio ativo do Krokodil é a "desomorphine" que é vendida em alguns países da Europa (especialmente a Suiça) como substituto da Morfina e da Codeína. A desmorphine é de 8 a 10 vezes mais potente do que a morfina. Trata-se de um opiáceo sintético que possui estrutura quase idêntico a heroína. 
    A codeína, um narcótico disseminado pelo mundo inteiro e de fácil acesso, pode ser transformado em desmorphine com algumas reações químicas relativamente baratas. Ela então é dissolvida e injetada pelo utilizador. Considerando que a heroína custa 150 dólares cada dose e o krokodil pode ser obtido por menos de 10 dólares, fica fácil entender a razão de sua existência. Embora os efeitos do consumo da heroína pode durar de quatro a oito horas, os efeitos do Krokodil geralmente não estende a uma hora, com os sintomas de abstinência de fixação em pouco tempo depois. 
    Qual é a razão do Krokodil apodrecer a carne de quem usa?
  O problema não é necessariamente o vício da desmorphine, a substância em si não é tão nociva, tanto que é comercializada em alguns países. O fato é que a reação que transforma codeína em desmorphine pode ser feita numa cozinha, a maioria das apreensões da droga, mostrou os excessos de impureza. Aos fabricantes do Krokodil muitas vezes faltam os materiais, e portanto, usam gasolina como solvente, utilizam também fósforo vermelho, iodo, e acido clorítrico como reagentes para sintetizar desmorphine a partir de comprimidos de codeína. O produto sai diretamente do fogão para a veia, causando estragos irreparáveis no corpo dos usuários. Wikipédia e Mundo em Colapso.
   
    Ainda que possa parecer um devaneio total imaginar uma droga desta rondando nossas casas, fico me perguntando o que postaremos neste blog daqui algum tempo. Pouco tempo atrás, pesquisávamos e publicávamos sobre os efeitos da droga letal Crack e hoje ela já não passa de uma triste realidade corriqueira de nossas cracolândias espalhadas pelo país.  É burrice ignorar o fato que as Drogas estão evoluindo para combinações cada vez mais destruidoras, e achar que isto nunca atingirá a nossa realidade é um erro ainda pior. 
    Já sabemos de usuários de maconha que inexplicavelmente se tornam dependentes de Crack, porque será? Conhecemos a combinação mortal de todas as substâncias químicas misturadas, que formam o crack e a tendência é que, para se tornar ainda mais barata, essas misturas continuem evoluindo ainda mais. Onde isso irá parar? 
    O importante é que todos nós, que estamos ou não, engajados nessa luta contra a dependência química, estejamos atentos aos sinais e aos alerta diante de nós. Se os fornecedores dessas drogas estão se especializando, evoluindo, se aprimorando, porque nós, estamos parados? Amarrados em uma visão desatualizada sobre as Comunidades Terapêuticas e sem intenção de aprimorar os voluntários e responsáveis? Palmas para as Federações (FEBRACT e FETEB) que a cada novo ano estão proporcionando novos cursos, cada vez mais focados em um programa terapêutico contextualizado para a realidade, e estão dando a chance para que todos os corações altruístas que sofrem pela dependência química, estejam preparados para enfrentar essa demanda, que se torna ainda mais desafiadora a cada dia. 
    Deus abençoe a todos nós.

PS: Não foi publicado fotos sobre as causas no uso do Krokodil em seus usuários por acharmos o conteúdo muito chocante. Caso você queira ver, consta no endereço: http://mundoemcolapso.blogspot.com.br/2012/08/krokodil-droga-zumbi-russa-que-faz.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário