sexta-feira, 27 de maio de 2011

PREMIAÇÃO TÔ LIGADO NA VIDA!


"... essas mulheres e homens que usam a droga Crack, eram pessoas direitas, tinham famílias e filhos. Começaram a fumar e perderam tudo. Agora eles apanham de todo mundo." 
Estefani Nogueira, 6 série. E.E.E.F. Francisco Luis.
    Essa citação é um pequeno trecho de uma das redações que recebeu a premiação desse ano do concurso "Tô Ligado na Vida", promovido pelo COMADECAM e pelas escolas do município. A profundidade e a clareza dos textos realmente impressiona e merece todo destaque possível. Crianças e adolescentes que produzem textos dessa natureza estão realmente "Ligados" na problemática que envolve o uso das drogas, e sabem que permanecer fora das Drogas é mesmo a melhor opção. Tendo como tema da redação "A Família no uso indevido de drogas", esses meninos e meninas traduziram em palavras escritas tudo que sentem em seu coração, expressando o quanto precisam da família e o quanto dependem de seus entes queridos para permanecerem firmes. Realmente a falta de informação não é mais um problema dessa geração, e o conteúdo das redações nos mostra que ainda temos esperança e que pelo menos na esfera que temos trabalhado, temos alcançado sucesso.
    Acredito que o COMADECAM está no caminho certo quando investe as campanhas de conscientização e idealiza essas iniciativas buscando atingir exatamente a quem mais tem chance de viver longe da dependência química: as crianças! Vale ressaltar que muitos desenhos foram produzidos, e todos lindíssimos e que expressam grandes verdades. A eficácia das campanhas de conscientização se dá exatamente em quem está construindo seu caráter e seus valores. As nossas crianças são nosso futuro. Se elas se tornarem adolescentes e jovens fortes, que optaram por permanecer longe do Crack, a chance de vencerrmos essa guerra torna-se muito maior. Criança é esperança! E ver, ouvir e ler o que eles pensam sobre toda essa realidade, é consolador para todos que estão nessa caminhada em defesa da Vida. Parabéns a todos os alunos que participaram desse concurso, aos educadores e as escolas. Quem sabe um dia poderá ser visto todo esse material editado e publicado. Nada mal Né?
Confira as fotos dos Vencedores do concurso:
DESENHO I - Luisa Pereira - Escola Manoel da Silva Pacheco.
 DESENHO II - Denian Ribeiro Santos
 REDAÇÃO I - Micheli Nunes da Costa - Escola Vicente Garcia
 REDAÇÃO II - Joana Borba - Escola Conêgo Walter.
 REDAÇÃO III - Pâmela Santana Machado - IFSUL
MAIS FOTOS DESSE EVENTO:










Nenhum comentário:

Postar um comentário