quarta-feira, 25 de maio de 2011

VI SEMANA INTEGRARE INICIA COM MUITO SUCESSO!


   Nesta terça feira, 24 de Maio, no auditório do Pastor Dohms, foi dada oficialmente como aberta, a VI Semana Intregrare de Camaquã, evento esse organizado pelo COMADECAM com o apoio das Secretarias Municipais e Ministério Público. Ocasião que reuniu os principais nomes que estão inseridos nessa batalha em Defesa da Vida, combatendo o uso indevido de Álcool e Drogas. Também se fizeram presentes muitos jovens e adolescentes das escolas do município, que foram especialmente para prestigiar a presença do Ilustre Secretário Adjunto da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Miguel Velasquez, nome que devemos sinceramente dar as devidas honras, pelo que representa nessa luta contra a dependência química.
" A pessoa que busca na Droga um caminho para a Vida, ainda não encontrou o Sentido de Vida!" Dr. Miguel Velasquez.
    Me encantei particularmente com seu discurso, na verdade eu não chamaria de discurso, e sim de "conversa". De forma descontraída, ele conseguiu a "proeza" de prender a atenção por mais de sessenta minutos de todos que ali estavam, até mesmo dos adolescentes, que silenciavam e riam enquanto ouviam os conselhos. Após compartilhar sua experiência de vida, experiência esta que contava com uma batalha vencida contra o câncer, pois por muitos anos havia sido fumante, Dr. Miguel relatou os casos que tem visto e "ouvido" nesses anos de caminhada. Desses relatos, o que mais o impactou, segundo ele mesmo, foi sua estadia em Brasília, e a vista do seu quarto de hotel: A "Crackolândia"! Ele mencionou que aquelas pessoas andavam como almas penadas, mendigando uma pedra a cada cinco minutos, sem comer ou beber por horas, estando expostos a toda sorte de perigos e tragédias. Continuou alertando os Jovens, impactando-os com suas declarações e fazendo todos refletir sobra essa realidade. Mas terminou essa parte fazendo um questionamento: Essas pessoas nasceram assim? Como elas chegaram nesse ponto? Elas não iniciaram suas vidas nessa situação de miséria e desespero. Tudo tem um início. Como esses jovens, na ocasião, adultos, idosos, homens, mulheres, iniciaram sua caminhada de dependência e desespero?
    Seguindo essa linha de raciocínio, iniciou portanto uma abordagem mais dirigida aos "adultos", empresários e sociedade em geral. Ele destacou e refletiu sobre a influência do consumo do álcool nesse processo de ingresso na dependência química. Classificou o Álcool como a "Porta de Entrada" para outras drogas, garantindo que o álcool não é, e nunca foi inofensivo para o ser humano. Mencionou a relação do álcool com os inquéritos de homicídios, acidentes de transito, violência domestica, etc. Em todos esses casos sempre haverá alguém envolvido que estava sobre efeito do álcool. Questionou também o papel dos pais, da família em todo esse processo, e foi enfático em dizer que os pais são responsáveis pelo futuro de seus filhos: se hoje são pais ausentes, que não gastam tempo com a família, que vivem com pressa, que bebem com os filhos em casa, que não dão limites quando ainda crianças, não poderão no futuro queixar-se que os filhos tornaram-se dependentes químicos ou alcoólatras. Portanto, Magnífica palestra!
    Posteriormente abriu-se para debate e muitos usaram da palavra. Interessante ressaltar as palavras do Secretário da Saúde, Doutor Régis, que se emocionou ao falar do avanço que tivemos em nosso município no que tange a Políticas Públicas sobre Drogas, e deu as devidas honras a presidente do COMADECAM, Doutora Marlise Ribeiro, prestando também seus agradecimentos. Vindo de um homem como ele, devemos, no mínimo, escutar.
 Enfim, a VI Semana Integrare começou vamos dizer assim com o "pé direito". 
 Deixamos aqui registrado os nossos PARABÉNS a todos que estiveram a frente desse importante evento, e acreditamos que muita coisa boa ainda vai haver para postarmos nesse Blog.
    Mas a Semana Continua! Vamos trabalhar!
    Deus abençoe a todos.
Confira mais fotos desse evento:







Um comentário:

  1. Parabéns à todos que de certa forma estão colaborando para que nossos jovens conheçam a realidade sobre o uso de drogas e jamais venham buscar este caminho de destruição das familias, de lares e de vidas.

    ResponderExcluir