domingo, 1 de maio de 2011

Maus Tratos em Comunidade Terapêutica. Vergonha ou Incentivo?


     As coincidências da vida nem sempre trazem boas surpresas! Na manhã dessa quarta feira, dia 28 de Abril, o Jornal do SBT denuncia a Comunidade Terapêutica "EL SHADAI". Situada em Bragança Paulista – SP, tal comunidade foi acusada de cometer maus tratos aos residentes. Um ex residente relata que era amarrado e ameaçado, por funcionários, com choques elétricos. Depois de muitas tentativas, conseguiu avisar, através de bilhetes, a mãe que era impedida de ir visitá-lo. A mãe desesperada e chocada com o fato procura ajuda com os meios de comunicação e pretende se aliar aos órgãos competentes para fechar o Centro El Shadai. Leia sobre a denúncia desta mãe aqui!
    Entrevistado pelo jornal do SBT, o dono da comunidade diz estar em total concordância com a Lei e explica a denúncia afirmando que os dependentes químicos tem variadas alucinações e que não se deve confiar no que os "drogados" dizem. Após investigar, o SBT mostrou que a comunidade já estava respondendo a outras denúncias, e havia sido multada pela Prefeitura por não haver Alvará de Licença Sanitária e oferecer um serviço de qualidade péssima para os residentes, apesar de cobrar uma mensalidade de R$ 1.000,00.
    Triste! Mas essa é a realidade de muitas comunidades terapêuticas espalhadas pelo Brasil. À preocupação com a lei e com a saúde dos dependentes praticamente não existe. Muitos se aproveitam do desespero das famílias para ganhar dinheiro e promover uma imagem péssima, que atinge muitas outras instituições sérias que prestam esses serviços de reabilitação para os dependentes. Por isso a importância de se informar sobre a idoneidade das comunidades, se possui as devidas licenças se têm uma equipe técnica preparada, se possuem médico responsável, CNPJ ativo, etc.Seu filho, seu pai, seu amigo, seu parente não é um objeto quebrado que está sendo levado para o concerto, é uma vida, uma alma que precisa de ajuda! Visite a comunidade, pergunte e se informe!
    Mas a luta contra a dependência química não vai se abater frente a essa realidade. Vamos todos continuar lutando, de maneira séria para dar uma esperança para tantos que buscam a recuperação. A triste situação dessas comunidades para nós serve de incentivo para continuar melhorando e crescendo.     Não nos envergonhamos da nossa causa e sabemos que muito a pra ser feito!
    Um abraço, e que Deus abençoe a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário