sábado, 3 de dezembro de 2011


Neemias (em hebraico: נְחֶמְיָה conforto de, ou "confortado por" Deus),  é uma  figura importante na história pós-exilo dos judeus. Era filho de Hacalias (Ne, 2:3), e provavelmente pertencia à Tribo de Judá; seus ancestrais residiam em Jerusalém antes de seu serviço na Pérsia (Ne, 2:3). Neemias era copeiro do Rei Artaxerxes, e com ele desfrutava de um relacionamento afetuoso, pois o servia com dedicação e demonstrava muito temor ao Senhor Deus. Através de seu irmão, Neemias recebe a notícia que seu povo havia sido destruído, e agora o local do sepulcro de seus pais estava desolado. A situação de Jerusalém era lamentável e o povo agora estava perdido em desespero.
Neemias foi considerado um dos líderes mais competentes da história bíblica. Em um período assombroso de cinqüenta e dois dias, Neemias reergueu uma cidade inteira porque conseguiu motivar um povo! Não somente um simples povo, um povo destruído, amargurado, magoado, fragilizado! Nós estamos diante de um povo totalmente destruído! Quebrado pelas conseqüências da dependência química e sem nenhuma esperança de restauração de Vida. Em nossas mãos está a missão de reedificar os muros dessas vidas, produzir nessas pessoas o mínimo de esperança possível. Mas a pergunta dentro de nós é: Como? O que fazer de fato por tantas almas que estão se perdendo no mundo das Drogas? É importante observar que ainda que a notícia trágica tenha caído como uma bomba no coração de Neemias, o homem de Deus não ficou inerte. A bíblia diz que Neemias chorou, lamentou, jejuou e orou por semanas. A primeira iniciativa de Neemias foi espiritual, foi recorrer ao único capaz de ajudar aquele povo perdido: o Senhor Deus! A única forma que temos de fazer algo de concreto por essas pessoas que diariamente se colocam diante de nós, clamando por ajuda, é recorrermos ao único que de fato é Poderoso.
É interessante ainda perceber, que na oração de Neemias pelo povo (Cap 1, verso 10), ele usa uma expressão muito importante: “ São teus servos, povo que resgataste com poder”. Naquele tempo as pessoas não tinham o privilégio de experimentar a comunhão com Deus que podemos desfrutar hoje, esse relacionamento se dava a partir de homens que Deus levantava para interceder pelo povo. Naquele momento Neemias era um desses homens. Neemias estava ciente de quem eram as pessoas pelas quais ele estava intercedendo. Ainda que tivessem feito muitas coisas erradas e tivessem cavado suas próprias covas, eles ainda eram povo de Deus, Servos, Resgatados pelo Poder de Deus, e isso era o que bastava para Deus. Deus tem nos levantado nesses dias como homens e mulheres capazes de interceder por esse mundo, mas não somente isso, para agir no Poder Dele em favor desses jovens, adolescentes, crianças que estão se perdendo nas ruas escuras das crackolândias. Mas talvez você possa se questionar, mas quem sou Eu? Não tenho poder nenhum em minhas mãos, não tenho dinheiro, não sou pastor de igreja, não sou vereador nem prefeito, muito menos presidente desse país! Mas lemos na palavra de Deus: Nesse tempo eu era copeiro do Rei. (Ne 1 verso 11) Neemias era um simples criado, mas um criado que amava e servia o Deus todo Poderoso!
Mas como em um último esforço você pode dizer: mas existem muitos impedimentos, muitas dificuldades para que de fato eu possa fazer algo, afinal não depende só de mim! Imagino eu que Neemias tenha pensado a mesma coisa. Ele deve ter dito para Deus: Senhor não depende só de mim, eu sou servo do Rei, sem que Ele me libere eu nada posso fazer! Então a bíblia diz que Neemias orou a Deus e o rei concedeu o pedido de Neemias, porque a boa mão do Senhor era com ele. (Cap 2 verso 8) Amigos, de fato sem a poderosa mão do Senhor conosco NADA podemos fazer, mas se em nós jorrar da graça e do Poder de Deus, MUITO poderemos fazer por tantos que vivem na escravidão da dependência química. Não fique com medo, não pense que em suas mãos não existe força para tamanha obra. Talvez os escombros possam parecer muito terríveis e a poeira ainda esteja nevoando as ruas da cidade, mas...
FORTALEÇA SUAS MÃOS para a obra, afinal e o que realmente importa, a MÃO DO SENHOR É CONVOSO! Um Feliz e Abençoado Natal a todos que de alguma maneira, reergueram os muros do Centro de Recuperação El Shadai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário