quinta-feira, 7 de abril de 2011

TRAGÉDIA NO RIO DE JANEIRO – Porque Deus permitiu?


    Não costumo ser crítica da razão. Pelo contrário, acredito que o Saber e o Conhecer são fundamentais para sermos pessoas melhores. Não acho que exista um abismo entre o Saber e o Crer, ou entre "popularmente" falando, a Fé e a Razão! Quando Jesus fala sobre Fé nas escrituras, Ele não pede que nos tornemos pessoas alienadas à realidade, muito menos indiferentes a essa realidade. Jesus ensina sim, a Viver pela Fé, ou seja, fundamentar nosso estilo de vida a partir do que Ele prometeu em sua palavra, e para isso, portanto, precisamos ser Conhecedores dessa palavra. Ninguém acredita em quem não conhece, muito menos confia em quem não tem intimidade. A Fé não tem "Estrutura" no Saber, mas certamente caminha junto com ele. A Fé propõe perguntas tanto quanto a Razão propõe perguntas, a diferença é a resposta que a pergunta sugere. Enquanto a razão pergunta: Por quê? A Fé pergunta: Pra que?
    O famoso questionamento: "Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?" é de fato um questionamento antigo, tão antigo que se encontra nas escrituras sagradas. Desde os tempos bíblicos que essa dúvida ronda os filhos de Deus. Certa vez Jesus foi duramente questionado pelos discípulos. Ao se deparar com um cego de nascimento (Evangelho de João, capítulo 9), os discípulos perguntam para Jesus: "Quem pecou? Esse homem ou seus pais?" Parafraseando: Porque aquele pobre homem, que não cometeu pecado algum com qualquer pessoa, que não matou nem roubou, que não consome drogas tampouco passa para outros, que não invadiu uma escola e matou inocentes, sofre de tamanho mal? Jesus silencia e então responde: "Este homem não cometeu pecado algum, tampouco seus pais. Mas esse sofrimento existe para que a Glória de Deus seja manifesta!". A Razão pergunta: Porque Deus permitiu tamanha tragédia com aquelas crianças e com aqueles adolescentes? E a Fé responde: para que a Glória de Deus seja Manifesta!
    Com certeza, e não tiro tua razão, você se pergunta e me pergunta: Que Glória é essa? Que Deus é esse? E eu, me pergunto e Te pergunto: porque questionamos a presença e a glória de Deus somente em momentos como esse? Porque lembramos que Ele existe somente em tamanhas tragédias? Porque ao longo de nossos dias, não distribuímos a Ele todo o mérito pelas coisas boas que nos acontece e acontece aos que amamos? Somos arrogantes e pretensiosos suficientes para colocar sobre Ele o peso e a culpa pela tragédia, mas não temos humildade para colocar sobre nós a responsabilidade pelos nossos próprios erros e pela nossa própria culpa nas diversas falhas que cometemos ao longo do dia. A antiga pergunta permuta desde o primeiro século da humanidade, e certamente não seremos nós que iremos responde La. Por um simples motivo, um único fato: Não existe e nunca existirá resposta para o problema do mal ou problema do Sofrimento nessa terra. Não uma resposta que possa ser escrita ou discursada. A resposta para esse dilema é o Ser Humano! A maldade e o pecado que existe inerte em cada pessoa, em cada um de nós. Deus não tem nada a ver com tudo isso! MAS, ainda que Ele não tenha responsabilidade sobre tamanho sofrimento, Ele ama seus filhos e jamais os abandona. Ele é infinitamente Poderoso e Generoso, e reverte qualquer tragédia humana em triunfo para todo aquele que decide responder aos questionamentos da razão com os argumentos da Fé.
    Por favor, me perdoe pela "delonga", perdoe a extensão do meu desabafo. Mas enquanto eu tentava dormir a lembrança das cenas de terror da escola Tasso da Silveira, situada em Realengo, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, faziam meu coração chorar. Corri para o quarto onde meus dois meninos dormiam e ali fiquei por horas zelando o sono tranqüilo deles. Agradeci a Deus cada segundo que eu tinha ao lado deles, e sobre eles lancei toda a benção possível que uma mãe pode pedir a Deus por um filho.
Certamente esse dia marcará para sempre a história do nosso país. Mas oro para que esse dia marque para sempre, o mais profundo do meu coração. Pois esse é o dia em que decidi deixar de lado toda a pergunta vã. É o dia em que decidi aproveitar cada segundo ao lado de todos que amo. É o dia em que pedi ao Senhor que faça gravar em meu coração para sempre as suas palavras:

"Bem aventurado os Humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem aventurado os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem aventurados os pacificadores, porque serão chamados Filhos de Deus. Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus."
Evangelho de Matheus, capítulo 5.

Que Deus conforte a todos que depositam Nele a sua confiança. 
Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário