domingo, 24 de abril de 2011

PÁSCOA: Libertação para todos!



Demore-se no Monte do Calvário!

Deslize os dedos pela madeira e pressione o CRAVO contra sua mão.
Prove o gosto do vinagre e sinta o aperto do ESPINHO em sua fronte.
Apalpe a espessa poeira, úmida como sangue de Deus.
Deixe os instrumentos de TORTURA falarem a sua história.
Ouça enquanto eles revelam o que Deus fez para ganhar o seu
CORAÇÃO!

   Poucos livros impactaram tanto a minha vida, como este ao qual fiz as citações acima. Me recordo de quando eu ainda estava imerge nos preciosos momentos de estudo no seminário, e me deparei com a tarefa final da matéria de Teologia da Cruz: a resenha de um livro que falasse do assunto principal: A Cruz de Cristo! Maravilhada com a profundidade do tema e com a mensagem que A Cruz apresenta, percebi que não seria tão difícil concluir a tarefa. Mas nem de perto imaginei me deparar com as palavras envolventes desse escritor fabuloso, ao qual indico a todos que apreciam uma boa literatura cristã. De maneira fascinante ele descreve os mistérios da Cruz e nos leva a pensar na verdadeira mensagem da morte de Cristo.  
Morte, palavra que gera todos os sentimentos imagináveis no coração do homem. O medo da morte aterroriza a vida de muitos, medo da sua própria morte ou da morte de seus entes queridos. É nesse sentimento que muitos recorrem a “religião” (do latim “ligar novamente” ou simplesmente “religar”). Re-LIGAR o Ser Humano a Deus. Ligar o ser humano para aquilo que lhe dê esperança! Esperança para o dia de amanhã, esperança para depois da morte, esperança para a Vida! Em dias de tragédias, de todas as ordens, naturais e sociais, a morte é noticiada diariamente, sem constrangimentos ou delicadezas. Esperança é um sentimento cada vez mais escasso, e a morte cada vez mais temida. A pergunta antiga ainda pendura: Existe vida após a morte? Pra onde vamos quando morremos? Perguntas que a ciência não explica e jamais explicara.
Engraçado, mas na chamada “semana santa”, é exatamente ela, a morte que é reverenciada. Jejuns, abstinência de carne vermelha e todas as demais tradições são cumpridas a risca; na semana intitulada “santa”, todos os pecadores se tornam moralmente inquestionáveis, e irremediavelmente santificados. Pena que na semana seguinte tudo volta ao normal, e a moral e os bons costumes, bem como todos os rituais religiosos são esquecidos. Mas afinal porque o filho de Deus havia de morrer? Porque a morte era tão necessária?  Lembremos que no Antigo Testamento a morte era fundamental na remissão de pecados. Sacrifícios de animais eram feitos para que os pecados fossem perdoados. Todas as pessoas recorriam aos “homens de Deus” para serem orientadas sobre qual animal era necessário sacrificar para ter seus pecados esquecidos por Deus. A morte para Deus sempre foi um “mal” necessário!
Mas algo precisava ser feito para que de uma vez por todas a morte não precisasse mais representar temor algum. O “cordeiro” santo, imaculado deveria ser sacrificado. Aquele que não conheceu pecado se fez pecado por todos nós! A mão de Deus estava sobre Cristo! Ele mesmo cravou os pregos nas mãos de Jesus, o próprio Deus crucificou o seu filho! Após sentir o peso do pecado de toda humanidade em seus ombros, Jesus intercede pelos culpados de seu sofrimento, entrega seu espírito ao Pai e morre. A terra presencia uma escuridão jamais antes conhecida e um sentimento de tristeza invade o coração de todos aqueles que presenciaram a cena da Cruz! Mas esse seria o fim? A morte seria o fim? 
  Três dias! Setenta e duas horas de silêncio! Um corpo coberto por um manto perfumado! Um túmulo construído para os ricos abriga então o “Rei dos Judeus”. Uma pedra posta sobre a entrada do tumulo, teria acabado ali a jornada daquele que se dizia ser o Filho de Deus? Elas foram conferir! As mulheres que acompanharam o sofrimento do seu mestre foram velar o corpo daquele que elas imaginaram ser o Libertador! Mas encontraram somente a pedra removida, e o tumulo estava vazio! Enquanto corriam para proclamar o fato, tudo já estava consumado! A morte foi vencida! Jesus Cristo Ressuscitou! As mãos que cravaram os pregos em Jesus agora abraçavam seu filho em Glória! Nunca mais a morte e o sofrimento seriam necessários para promover a libertação! Deus transformara a tragédia em triunfo! A morte não foi o fim para aquele que fez dela a sua principal arma de Vitória! A cruz, a mais temida forma de tortura nos tempos de Cristo, agora torna-se símbolo do maior de todos os Milagres! 
   Jesus Cristo está Vivo! Você não encontrará o corpo do meu deus em nenhum lugar, e nenhuma frase bonita constará em sua lápide. A páscoa celebra sim a morte, mas a morte que gerou a vida eterna! Enquanto que para muitos a morte é o fim, para nós a morte é a volta para casa! A morte é a volta para os braços do Pai, para o colo de Deus! A Páscoa significa que não precisamos mais temer a morte! Jesus morreu para que o sofrimento em prol da libertação não fosse mais necessário! A libertação está a disposição de todos! Todos que estão angustiados ou tristes, aprisionados a Drogas ou desesperados por causa dela. Não é mais necessário sacrifícios! O ultimo sacrifício já foi consumado! O nosso Deus não está morto naquela cruz cruel, mas está vivo em glória! Sem esculturas ou imagens, mas vivo em cada coração que decidiu amá-lo e servi-lo!

FELIZ PÁSCOA A TODOS!

Que a Cruz VAZIA de Cristo perpetue sempre em nossa memória como a lembrança da Morte que gerou a Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário