terça-feira, 5 de abril de 2011

AÇÃO DIGNA DE LOUVOR!


Prefeito de cidade gaúcha, ex-dependente químico, inaugura Comunidade Terapêutica pública.

"Uma vida imersa na desgraça, alimentada pelo consumo abusivo de álcool e cocaína e uma condenação à pena de prisão por se apropriar de dinheiro de clientes. Uma família mergulhada num mundo obscuro sem saber o que fazer. Tudo poderia indicar que não haveria mais volta e que ele e sua família figurariam na imensa lista de vidas estraçalhadas pelas drogas. Mas o destino reservou um caminho muito diferente do que muitos possam imaginar. E ele escreveu neste sábado, 02 de Abril de 2011, mais um capítulo em uma incrível história de superação e recuperação. O destino o colocou no principal cargo dentro de um município. E como prefeito, criou a primeira clínica pública para recuperação de dependentes químicos do Brasil dentro de um projeto que busca também a formação profissional favorecendo a reinserção social de todos que conseguirem trilhar um novo caminho."
"A Prefeitura investiu R$ 1,7 milhão com recursos próprios. Os dependentes contarão com uma equipe multidisciplinar nas áreas da saúde, assistência social e educação. O projeto contempla a formação profissional. Os dependentes em recuperação terão oficinas profissionalizantes. Em uma delas vão produzir fraldas pediátricas e geriátricas e toda a produção será destinada para a prefeitura atender seus programas sociais. "Investimos hoje R$ 12 mil mensais em fraldas e vamos fazer uma boa economia com a produção aqui na comunidade", argumenta Vicente. O grupo ainda terá a oportunidade de concluir os ensinos fundamentais e médios, passará por cursos de formação de mão de obra para construção civil (cursos ainda sendo negociados) e se dedicará a produção de hortigranjeiros." Tribuna De Cachoeirinha | Reviver: capítulo de uma história quase inacreditável
    Que maravilha poder publicar uma notícia tão grandiosa! Que satisfação e que alegria é perceber que não estamos sozinhos nessa caminhada, que não percorremos sozinhos a luta de combate contra a dependência química. Enquanto temos unido forças com instituições privadas que prestam solidariedade e principalmente com pessoas altruístas que se doam nessa luta, não víamos grandes empenhos de órgãos públicos em torno dessa mesma missão. A verdade é que o problema das Drogas não está mais numa esfera somente familiar ou pessoal, mas tornou-se um problema de Saúde Pública e de Segurança Pública. É o uso das drogas que enchem nossos hospitais, ou de pessoas a beira da morte em overdoses, ou de pessoas baleadas, esfaqueadas e espancadas por usuários desesperados para adquirir mais drogas. As pessoas se trancam em suas casas com medo dos pontos de drogas nas esquinas, e nem se atrevem a denunciar com medo do que pode acontecer com elas. Isso sem mencionar as praças públicas, ou pontos da cidade que se tornaram verdadeiros Shoppings de drogas, onde os usuários, sem distinção de classe social, podem adquirir a droga que bem entender sem ação policial nenhuma. Isso tudo me faz recordar do filme que assisti há pouco tempo, Tropa de Elite 2 (Veja Sinopse), enquanto no primeiro filme Capitão Nascimento e sua equipe do B.O.P.E. lutam contra o tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro, nesse segundo filme, a luta é contra a milícia e a política, senadores e deputados que comandam o tráfico de drogas nas favelas e apóiam os bandidos em troca de favorecimento eleitoral. Ousado e polemico, Tropa de Elite 2 mostra uma realidade triste, mas não única, não exclusiva.
     Vicente Pires, cidadão brasileiro, gaúcho, ex-dependente químico e finalmente prefeito da cidade de Cachoeirinha - RS, aparece como uma exceção no mundo da política, e decide fazer a diferença nesse "mundo" contaminado e famoso por suas corrupções que tanto conhecemos. Nos permitimos aqui prestar nosso respeito e admiração a tal atitude, e dizer que muito nos consola saber que nosso Rio Grande já está caminhando a frente de muitos estados que por estatística estão em pior situação que a nossa em relação ao uso de substancias químicas.
Que isso se torne exemplo e incentivo para nossas autoridades!

Um abraço e que Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário